Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




A Limpeza da Pele - o Primeiro Gesto

por dicasdefarmaceutica, em 17.05.14

O primeiro gesto de beleza da pele começa pela sua limpeza.
Antes da aplicação de qualquer outro produto, há que eliminar as impurezas que se acumulam durante muitas horas.

A limpeza da pele deverá ser suave mas eficaz, adaptada ao tipo de pele e também ao gosto pessoal: se gosta de utilizar água na remoção, se prefere um produto sem enxaguamento, a utilização de discos de algodão, a utilização de um único produto ou mais do que um, etc...

Normalmente, utiliza-se um leite de limpeza, um tónico e um desmaquilhante próprio para os olhos e lábios.

LEITE DE LIMPEZA
Como o seu nome indica, o leite de limpeza tem como função limpar a pele, retirando a maquilhagem e eliminando as impurezas.
Mas, não pense que, por não se maquilhar, não necessita limpar a pele; a nossa cara não está tapada e estamos sempre sujeitas aos fatores externos, que tantas impurezas nos "depositam" na pele.

Existem muitos leites de limpeza no mercado, para todos os gostos e para todos os preços.
A diferença reside no tipo de pele (quase todas as marcas têm para todos os tipos de pele), no fato de utilizar ou não água durante o processo e na escolha dos extratos de plantas e de óleos essenciais utilizados. É este último ponto que faz a grande diferença de preços entre os muitos produtos expostos nas prateleiras das farmácias, supermercados e perfumarias; claro que, os laboratórios que fazem uma rigorosa seleção de plantas cujos extratos naturais são mais ricos em princípios ativos, terão que ser mais caros.
Contudo, na realidade, a limpeza da pele talvez seja o gesto mais importante no que à pele diz respeito e também o mais económico.

TÓNICO DE LIMPEZA

O tónico constitui um complemento indispensável na limpeza da pele.
Deve utilizar-se de manhã e à noite, passando um disco de algodão com tónico sobre o rosto e pescoço, após a desmaquilhagem, ou seja, após a utilização do leite de limpeza.
O tónico tem como função eliminar os últimos vestígios de impurezas e os resíduos do leite de limpeza; fecha os poros e prepara a pele para a aplicação dos produtos de tratamento.
Pode considerar-se o TÓNICO como o produto MAIS IMPORTANTE na limpeza da pele, pois é ele que prepara a pele para os gestos que se seguem.

DESMAQUILHANTE DE OLHOS E LÁBIOS
Deve utilizar-se um produto específico para desmaquilhar os olhos e os lábios, as zonas mais frágeis do rosto.
Utilizar um algodão para cada olho e outro para os lábios.

Muitas vezes, recorremos às toalhitas desmaquilhantes.
É sempre preferível limpar com toalhitas do que não limpar, mas aconselho a sua utilização apenas para uma "pressa"...

DESMAQUILHANTES 2 em 1 ou 3 em 1
Para as mais preguiçosas e apressadas, a alternativa 2 em 1 (rosto e olhos) ou 3 em 1 (rosto, olhos e lábios) é uma boa escolha e já existe em muitas marcas.
A versão "águas micelares" também são muito cómodas pois, num só gesto, limpa e tonifica rosto, olhos e lábios.

Como vêem as alternativas são muitas; o importante é limpar bem a pele.
Eu gosto muito dos rituais da pele e utilizo cremes para tudo, por isso, como devem calcular, utilizo leite de limpeza, tónico e desmaquilhante de olhos e lábios. Utilizo de manhã e à noite, independentemente de me maquilhar ou não. Complemento esta limpeza com máscaras, mas delas falarei noutra oportunidade.

Uma desmaquilhagem completa e uma limpeza eficaz são absolutamente fundamentais, pois uma pele mal limpa perde a sua luminosidade e, inevitavelmente, envelhece mais rápido.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:44

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Maio 2014

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog