Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Em Agosto, quando foi a volta a Portugal em bicicleta, fiz AQUI um post sobre a iniciativa do Grupo Estudos Cancro Cabeça e Pescoço (GECCP), que esteve presente em todas as etapas da prova e realizou 1036 rastreios, de que resultaram 42 casos suspeitos para serem avaliados em meio hospitalar.
Esta iniciativa teve como principal objetivo sensibilizar a população para a divulgação dos sintomas, fatores de risco e prevenção deste tipo de cancro.
De volta a este assunto, e porque é importante divulgar como é que estes grupos que tentam todos os dias ajudar milhares de doentes, conseguem continuar a trabalhar, a Liberty Seguros entregou no final da Corrida S. Silvestre Cidade do Porto, que decorreu em dezembro, 9.750 euros ao GECCP. Este valor foi conseguido através da venda do "CICLAS", esta mascote engraçada em formato de porta-chaves:
Este montante destina-se a financiar um ensaio clínico que o GECCP vai iniciar e que vai permitir comparar métodos de tratamento em doentes com cancro avançado de cabeça e pescoço. Ana Castro, médica oncologista e Presidente do Grupo de Estudos Cancro de Cabeça e Pescoço, agradeceu o apoio dado pela Liberty Seguros a esta causa, bem como o donativo angariado "que irá permitir ao GECCP iniciar um ensaio clinico com radioterapia concomitante com cisplatina semanal vs a cada 3 semanas, que irá permitir avaliar se o regime semanal é menos tóxico que o atualmente usado. Este estudo terá a participação do Instituto di Tumori di Milano, mas será coordenado por Portugal. No final esperamos contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos doentes, diminuindo as toxicidades associadas aos tratamentos”.
Conscientes da importância da prevenção e diagnóstico precoce das doenças oncológicas de uma forma geral, a Liberty Seguros recebeu, na sua sede em Lisboa, o GECCP para a realização de uma sessão de esclarecimento sobre a doença, seguida de uma ação de rastreio a todos os colaboradores que manifestaram interesse.