Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A Laranja é um alimento fantástico, mas não abuse...

por dicasdefarmaceutica, em 12.03.15

image.jpg

 

Como já disse tantas vezes, nem tudo o que é natural é inócuo e sabemos que muitos alimentos, ingeridos em excesso, podem cortar ou potenciar o efeito dos medicamentos.

 

Na Universidade de Coimbra há um grupo de cientistas (farmacêuticos, médicos e biólogos) que se dedicam à procura das ligações perigosas "alimento-medicamento" e os resultados desta investigação são muito interessantes e, alguns deles, até surpreendentes.

Hoje vou dedicar este post às laranjas, mas fica a promessa de não me esquecer de falar de mais interacções.

 

Em Portugal, a laranja é uma "rainha" e quase todos nós nos deliciamos com um bom sumo de laranja, acabado de fazer. Além de serem deliciosas, as laranjas são uma rica fonte de Vitamina C, tão importante na prevenção das gripes e constipações.

 

O problema é que, quando consumida em excesso, pode induzir um aumento da metabolização de alguns medicamentos e, deste modo, reduzir o seu efeito. É o caso de medicamentos cancerígenos, dos anti-HIV ou até das estatinas (usadas para baixar os níveis de colesterol).

Recentemente acompanhei uma familiar a uma consulta de oncologia e fiquei surpreendida por ter sido mencionado este cuidado com alguns excessos de vitaminas. É muito importante pois, quando as pessoas estão mais fragilizados e doentes acham sempre que quanto mais vitaminas melhor...não é bem assim...

 

Então qual a dose máxima de Vitamina C que podemos consumir diariamente? Não devemos exceder os 1000 mg/dia.

Se toma suplementos de Vitamina C (Cecrisina, Redoxon ou outros), normalmente 1 comprimido equivale a esta dose máxima aconselhada.

 

Doses acima de 1000 mg/dia, além de diminuírem o efeito de alguns medicamentos, podem provocar diarreia e cálculos renais.

 

Para ter uma ideia, uma laranja tem aproximadamente 100 mg de Vitamina C, por isso, continue a comer laranjas, mas não abuse e, se tiver a tomar determinados medicamentos e suplementos, fale com o seu médico ou farmacêutico.

publicado às 19:23

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


7 comentários

Sem imagem de perfil

De marha a 16.03.2015 às 15:09

Eu tenho vivido com esta doença mortal por mais de um ano, o meu marido, descobri que estávamos ambos HIV +. Tivemos tentar de todas as maneiras de viver nossas vidas, apesar desta coisa em nosso corpo não até que me deparei com este poderoso herbalista que interpretou que ele tinha o cure.At primeiro, foram mais céticos, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa e pedimos para algumas de suas ervas e em poucas semanas depois de seguir o devido processo deste fitoterapeuta, fomos para um teste de como ele nos disse também fomos surpreendidos com a felicidade quando recebi o resultado na clínica. A taxa de vírus em nosso corpo caiu e em mais algumas semanas Estávamos totalmente cured.We também perguntou por que ele não veio para o mundo que ele tinha a cura e ele disse que fez em 2011, mas foi rejeitada pela equipe de pesquisa International. A coisa mais importante é para você ser curado Se você quer saber sobre este fitoterapeuta chamá-lo ou e-mail: herbalcure4u@gmail.com. Deus te abençoe.
Sem imagem de perfil

De Divino Alves dos Santos a 17.07.2022 às 17:29

Os artigos deste site são excelentes, principalmente as postagens relacionadas à saúde!
Sem imagem de perfil

De Divino Alves dos Santos a 24.07.2022 às 20:47

Postagens excelentes! Os arttigos deste site são muito bons...
Sem imagem de perfil

De Divino Santos a 08.08.2022 às 20:40

Artigo excelente. Muito bom mesmo!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.08.2022 às 02:13

Obrigada!
Margarida de Sá
Sem imagem de perfil

De Divino Santos a 10.08.2022 às 22:23

Artigo excelente. Conteúdo fora de série. Muito bom mesmo!
Sem imagem de perfil

De Divino Alves dos Santos a 15.08.2022 às 18:23

Este artigo é ótimo! Muito interessante para quem quer obter mais conhecimento.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Março 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog