Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O Magnésio é um dos minerais mais essenciais ao corpo humano. Este é necessário em vários processos do organismo, desde a produção de ATP (produção de energia pela célula), funcionamento normal dos músculos, bom funcionamento cardíaco, manutenção dos ossos e dos dentes, estimulação da motilidade intestinal, relaxamento dos vasos sanguíneos e regulação dos níveis de açúcar no sangue.
O Magnésio pode ser encontrado em vários alimentos e essa deverá ser a sua principal fonte: legumes de folha verde, banana, beterraba, feijão, soja, amêndoas, nozes, sementes, chocolate negro, etc...
Seja por erros alimentares ou não, o que acontece é que muitas pessoas têm falta deste mineral e devem recorrer a suplementos para corrigir esta deficiência.
Também em algumas fases da vida esta suplementação é de particular importância, como é o caso dos desportistas. O desenvolvimento de cãimbras e as contraturas musculares são as queixas mais comuns da falta de Magnésio.
Situações em que os suplementos de Magnésio podem ser aconselhados:
- Desportistas
- Idosos
- Hipertensão
- Enxaquecas
- Stress
- Sindroma pré menstrual
- Diabetes
- Osteoporose
- Gravidez
A maioria dos suplementos contém magnésio em concentrações entre 150mg e 400 mg. Penso que os suplementos com 200mg deste mineral são bastante equilibrados e podem ser aconselhados à grande maioria das pessoas, como é o caso do BioActivo Magnésio da Pharma Nord.
O BioActivo Magnésio contém uma mistura de três formas diferentes de magnésio, que permite que o comprimido se dissolva completamente num copo de água, em apenas 1 ou 2 minutos, onde o conteúdo de magnésio será transformado numa forma de ião absorvível. Isto é particularmente importante em pessoas com falta de ácido no estômago, como é o caso de muitos idosos. Vejam o filme:
Então e se eu tomar Magnésio a mais?
Se tal acontecer, este será eliminado naturalmente através da urina. Uma ingestão excessiva pode provocar diarreia, sendo este também um mecanismo de proteção do organismo contra uma sobredosagem.
Pessoas com insuficiência renal não devem tomar suplementos de magnésio, excepto quando existe recomendação médica.
Nunca se esqueçam destas duas dicas:
1 - Os suplementos alimentares não substituem uma alimentação equilibrada.
2 - Aconselhe-se sempre com o seu médico ou farmacêutico antes de iniciar a toma de suplementos.