Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Assinalou-se ontem, pela primeira vez, o Dia da Reabilitação Respiratória. O principal objetivo deste dia é alertar para os benefícios desta reabilitação.
“Estudos comprovam que a reabilitação respiratória atua positivamente na diminuição dos sintomas, no aumento da capacidade para o exercício físico, na melhoria da qualidade de vida, na redução do número de hospitalizações e de dias de internamento dos doentes com doenças respiratórias crónicas”, comenta Teles de Araújo, presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão e do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias, em representação das entidades.
Apesar dos benefícios da Reabilitação Respiratória estarem comprovadíssimos, em Portugal, apenas 1% dos doentes respiratórios, têm acesso aos programas desta reabilitação. É urgente a organização dos serviços e dos recursos para que estes programas se encontrem mais próximo dos doentes com DPOC e outras doenças respiratórias crónicas.
As farmácias têm feito um excelente trabalho na ajuda destes doentes, tanto a nível de prevenção, como de tratamento e até no auxílio do diagnóstico e encaminhamento para o médico, mediante a execução de vários rastreios.
" Reabilitar o doente respiratório crónico é urgente e mandatário!"
Para mais informações sobre este assunto, consultem o site RESPIRA (Socidedade Portuguesa das Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas).