Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
É sem dúvida o assunto de que mais falo aqui no blog: Prevenção. Prevenção das doenças, para uma vida com mais Saúde.
Segundo a definição dada pela Haute Autorité de Santé (HAS), a Prevenção ”consiste em evitar o aparecimento, o desenvolvimento ou o agravamento de doenças ou incapacidades”.
Podemos distinguir três tipos de Prevenção:
- Prevenção Primária: atua a montante da doença. Temos como exemplos a vacinação e as ações sobre os fatores de risco, como o tabaco.
- Prevenção Secundária: atua num estágio precoce da evolução da doença. Temos como exemplos as despistagens e os vários rastreios.
- Prevenção Terciária: atua sobre as complicações e os riscos de reincidência.
A Prevenção Terciária é sempre a mais dispendiosa e a menos eficaz. Por exemplo, se pensarmos nas consequências que podem advir de uma infeção bacteriana, poderemos perceber rapidamente este fenómeno. No início, ela é combatida com sucesso com antibióticos, mas se não for tratada até um estadio mais avançado, pode transformar-se numa doença grave e pode até levar à morte.
Gosto particularmente da perspectiva feita pelo cientista Leroy Hood sobre o futuro da medicina e da prevenção. Podemos falar de vários tipos de medicina:
- Medicina P1: Curativa
Este cientista não chega a referir esta, pois seria uma medicina mais antiga, em que o único objetivo era a cura das doenças após o seu aparecimento.
- Medicina P2: Preditiva e Preventiva
A Medicina Preditiva tem como essência a capacidade de se fazer predições sobre a possibilidade do paciente vir a desenvolver algum tipo de doença, tendo como base testes feitos através do Se ADN. A proposta de tal Medicina é propiciar à pessoa o conhecimento prévio de uma doença que ela tem pré-disposição por ordem genética familiar. Isto tem grandes vantagens a nível de prevenção, podendo mesmo evitar que a tal doença se desenvolva. Pode contudo, comprometer a qualidade de vida privada, pois há pessoas que preferem não saber o que as pode esperar.
- Medicina P3: Preditiva, Preventiva e Personalizada
Esta Medicina tem as vantagens da anterior, mas é muito mais centralizada no indivíduo do que na própria doença. É gerida sobretudo pelo médico, sobretudo pelos médicos de medicina geral e familiar que agregam as informações das outras especialidades, sempre em prol do doente.
- Medicina P4: Preditiva, Preventiva, Personalizada e Participativa
Esta última será mesmo a medicina do futuro. Nesta, cada indivíduo terá à sua disposição milhões de dados que lhe permitirão a si e aos seus médicos, proceder a análises em tempo real do seu estado geral, com vista a optimizar o seu bem- estar e a prevenir doenças.
Nesta Medicina, com este quarto P (Participativa), cada indivíduo pode gerir a seu sono, a sua atividade física, a sua alimentação, até a sua medicação ou seja, ter cada vez mais uma atitude proativa no que diz respeito à sua saúde.
Esta atitude poderá mudar a gestão dos sistemas de saúde e a Prevenção será finalmente a ferramenta mais poderosa contra as doenças.