Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A Lia é o primeiro cão de assistência certificado pela Associação Portuguesa de Cães de Assistência (APCA) a ser entregue em território africano.
A APCA é a única associação portuguesa que certifica cães de assistência para pessoas com determinadas doenças. Já falei AQUI de cães de assistência para diabéticos, mas estes nossos amigos podem ajudar noutras patologias, e o autismo é uma delas.
Provavelmente já ouviram falar do livro que relata a vida primeiro cão de assistência entregue a uma criança autista em Portugal. Chama-se Sinatra o cão que mudou a vida do pequeno Miguel.
“O Autismo, também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA), são transtornos que causam problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança.” É sobretudo nesta interação e comportamento social da criança que estes cães de assistência podem ajudar. A criança, com o seu amigo por perto, irá sentir-se mais confiante e seguro para enfrentar o mundo com um olhar diferente.
Neste momento, a Lia já está em Luanda com o seu novo amigo, um menino de 5 anos que é autista. Foi a família que solicitou à APCA o treino de um cão para acompanhar o menino. Assim como o Sinatra, a Lia vai ter a sorte de poder ajudar um menino a crescer de uma forma mais confiante, mais autónoma e mais feliz.
A Lia tem apenas 5 meses, mas já aprendeu muita coisa. Vão poder crescer os dois e ajudarem-se mutuamente.
Foi Rui Relvas, o presidente da APCA, que foi a Angola entregar a Lia à sua nova família. Que sorte! Vou tentar seguir a APCA e esta família, para vos poder contar como está a evoluir esta amizade.