Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




 

1FB4FF45-DFFA-49F7-BDA7-8AE5A19AEF8F.jpeg

 

Este foi o título da última publicação do CIM (Centro de Informação do Medicamento) da Ordem dos Farmacêuticos.

Por ser um assunto tão pertinente e de que se fala tão pouco, trouxe aqui algumas informações que convém rever quando falamos de administração de medicamentos, sobretudo a doentes com dificuldade de deglutição.

 

Engolir comprimidos e cápsulas nem sempre é fácil e neste campo, o farmacêutico deve estar atento e pode dar uma ajuda, procurando alternativas que promovam a adesão à terapêutica, ajudando o doente e o seu cuidador.

Na tentativa de solucionar o problema, são muitas vezes usadas técnicas de cortar os comprimidos, dissolvê-los em água, abrir cápsulas, enfim, soluções nem sempre corretas, mas executadas na tentativa de que a terapêutica prescrita seja cumprida. Sobre este assunto, pode consultar AQUI um post resumido de 06/2016.

 

Quais os primeiros passos a tomar quando verificamos que o doente está com problemas de deglutição?

- Fazer uma revisão da terapêutica, avaliando a sua real necessidade e a relação benefício-risco da mesma.

- Verificar se existe uma forma farmacêutica mais adaptada às condições do doente, como a formulação oral líquida, comprimidos efervescentes, comprimidos orodispersíveis ou formulações sublinguais. 

- Verificar sempre a equivalência das diferentes formulações em termos de biodisponibilidade e ajustar a dose/posologia. 

- Investigar a disponibilidade de uma via de administração diferente, como a transdérmica, injetável ou retal.

- Utilizar um fármaco diferente (da mesma classe terapêutica) com uma formulação mais adequada.

Quando esgotadas todas as possibilidades, pode proceder-se à trituração dos comprimidos ou à abertura de cápsulas, mas todos os passos têm que ser bem estudados e nunca pode ser uma decisão do doente ou cuidador.

Aliás, quando o doente não consegue engolir, deve ser sempre o médico a decidir qual a melhor opção para o doente. 

 

Por vezes, poderá seguir-se um algoritmo para auxiliar a avaliação destas situações (ver AQUI).

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:07

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Março 2018

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog