Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



06618440-C271-4FFC-83EB-89B1741891D4.jpeg

A maior parte dos manuais refere que a doença de Alzheimer é a responsável por 59 a 70% dos casos de demência. Portugal é uma excepção e um estudo de uma equipa do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, veio agora provar isso mesmo.

Após uma avaliação que envolveu 730 pessoas com mais de 55 anos, os investigadores concluíram que “os portugueses são mais afectados por demência vascular do que por Alzheimer”. Dentro dos vários casos de dmência, no nosso país, a demência vascular tem uma prevelência de 52%, enquanto que a doença de Alzheimer tem uma prevelência de 36,1%.

A explicação para estes números está no exagerado número de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Portugal é o país da Europa que tem a mais elevada prevalência de AVC. Todos os dias morrem 100 portugueses por doença cérebro-cardiovascular.

Esta realidade deve-se sobretudo aos casos elevados de hipertensão arterial e ao consumo excessivo de sal, entre outros fatores.

Uma boa notícia para Portugal: a demência vascular, ao contrário da doença de Alzheimer, pode ser prevenida.

A demência vascular pode ser prevenida, corrigindo os fatores de risco e adoptando um estilo de vida saudável: exercício físico, alimentação equilibrada (com baixo consumo de sal) dormir bem e não fumar estão no topo da lista dos cuidados a ter.

Além disso, fazer rastreios regulares e “saber os seus números" (pulsação, tensão arterial, glicémia, colesterol, peso, altura, perímetro abdominal) é obrigatório, tentando mantê-los dentro da chamada "normalidade”. Esta é outra forma de prevenção.

Temos todos que trabalhar para que esta prevenção seja cada vez mais falada e praticada, de forma a diminuir os casos de doenças cérebro-cardiovasculares e, consequentemente, os casos de demência vascular.

 

 

 

publicado às 14:57

1B1952C6-2BF0-47CE-B1D1-BB6D8F65A6DC.jpeg

O parecer do Conselho Nacional da Política do Medicamento e da Ordem dos Médicos referem há muito que “há forte evidência científica da eficácia do uso de cannabis e seus derivados, não só no alívio da dor crónica em adultos e como anti-emético no tratamento de cancros, mas também na redução da espasticidade (aumento de contracções musculares), na esclerose múltipla e no controlo da ansiedade”. Acrescentaram ainda que, apesar de ser “com moderada evidência, a cannabis poderá ser usada na melhoria do sono em pessoas com apneia obstrutiva do sono, fibromialgia, anorexia por cancro ou stress pós-traumático, e em glioma (tumor cerebral)”.

Neste contexto, no ano passado a legalização do uso de medicamentos, preparações e substâncias à base da planta de cannabis  para fins medicinais foi aprovada por todas as bancadas, com a abstenção do CDS. Convém, contudo, ressaltar o seguinte:

- A legislação não prevê o uso terapêutico da planta, mas apenas dos preparados.

- A aprovação da comercialização desses preparados tem de ser feita pelo Infarmed

- Não é possível ao utilizador fazer produção da planta e preparados. Isto quer dizer que o auto cultivo de cannabis para fins medicinais está definitivamente excluído.

Agora veio a parlamento outro assunto: o uso desta planta para fins pessoais e recreativos. Este é um tema completamente diferente e a Ordem dos Farmacêuticos já se manifestou sobre este assunto, entendendo que “ambas as iniciativas legislativas assentam em pressupostos incorretos e generalistas e transmitem um sinal errado à sociedade, que não necessita de mais um fardo para a Saúde Pública. Os relatórios disponíveis na literatura sobre experiências internacionais semelhantes demonstram um agravamento significativo dos fatores relacionados com o tráfico e a saúde pública” (pode consultar AQUI o parecer completo da Ordem dos Farmacêuticos sobre a legalização da Cannabis para fins recreativos). 

Desta vez parece-me que, salvo algumas excepções (Bloco e PAN), houve bom senso no parlamento e a legalização de Cannabis para uso pessoal e recreativo foi chumbada. Vamos ver até quando...

publicado às 20:05

EC4535D7-1A81-403B-9BAB-E0809F57372E.jpeg

Nunca se falou tanto de saúde, de alimentação, de vida saudável, enfim, fala-se muito, mas os números dizem que não estamos nada bem no que à literacia em saúde diz respeito. Mais de metade dos portugueses não percebe informações básicas sobre saúde.

Quanto mais velhas forem as pessoas e quanto menos escolaridade tiverem, maior a dificuldade em perceber este tipo de informações. Na população entre os 16 e os 44 anos, a proporção daqueles que mostram níveis de literacia inadequados oscila entre os 62% e os 65%. Essa percentagem vai aumentando e, na faixa etária entre os 65 e 79 anos, corresponde a 94% da população. Quanto ao nível de escolaridade, entre os que têm menos do que o 4.º ano, 97,5% têm um nível de literacia em saúde inadequado. Já entre a população com pelo menos uma licenciatura completa, essa proporção desce para 44,5%.

De quem é a culpa? De todo o sistema. Sempre me questionei porque é que nos programas escolares não existe uma disciplina de saúde. Esta disciplina deveria ser das mais importantes para construir uma sociedade saudável, responsável, com vontade de viver, de trabalhar e de contribuir para um “país saudável”.

A educação em saúde tem que começar nos primeiros anos de vida, pois só assim teremos adultos responsáveis e conscientes sobre os vários problemas que vão enfrentar e sobre a melhor forma de fazerem uma boa prevenção da doença e promoção da saúde.

Começando nos primeiros anos da escola, tudo é mais fácil de aprender e o que mais tarde parece difícil, quando aprendido em pequenino nem sequer é questionado e passa a fazer parte da rotina diária. Falo de ensinar a comer bem, a praticar exercício físico e a dormir as horas necessárias. Contudo, isto não é tudo. É importante terem também noções básicas sobre medicamentos, sobre primeiros socorros, sobre leitura de rótulos e bulas, sobre prevenção de diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. Enfim, os assuntos são muitos e deveriam fazer parte do dia-a-dia de todas as famílias.

Temos que falar mais sobre saúde. Temos que ter mais tempo para chegar a todos a mensagem da importância de adoptar estilos de vida saudáveis. Temos que explicar melhor, com uma linguagem simples, tudo aquilo que achamos que é importante ser esclarecido. Temos que deixar que nos façam perguntas. Temos que explicar a importância de seguir os conselhos dos profissionais de saúde, não nos limitarmos apenas a dizer que é assim, mas a explicarmos porque é que é assim. 

Somos todos responsáveis! Por isso, temos todos que trabalhar para alterar os números. Falar de saúde, de prevenção da doença e de promoção de um estilo de vida saudável, está ao alcance de todos nós. Profissionais de saúde, educadores, políticos, vamos todos sentir-nos responsáveis por isto, pois só assim podemos sonhar com um Mundo melhor!

6FE680E9-CAEA-48B2-A8FF-6C173DA0505B.jpeg

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) define literacia em saúde como o conjunto de “competências cognitivas e sociais e a capacidade dos indivíduos para ganharem acesso a compreenderem e a usarem informação de formas que promovam e mantenham boa saúde (WHO, 1998): é a capacidade para tomar decisões em saúde fundamentadas, no decurso da vida do dia a dia – em casa, na comunidade, no local de trabalho, no mercado, na utilização do sistema de saúde e no contexto político; possibilita o aumento do controlo das pessoas sobre a sua saúde, a sua capacidade para procurar informação e para assumir responsabilidades.”

 

 

 

 

 

publicado às 16:46

A verdadeira utilidade dos Drones

por dicasdefarmaceutica, em 09.01.19

 

0C65809E-94CF-435C-AED5-D45DE1B14983.jpeg

Fala-se de Drones e só pensamos nos aeroportos e no seu perigo para as aeronaves. Ainda o mês passado, o aeroporto de Gatwick, em Londres, teve encerrado por causa destas “aves” modernas.

Os Drones são perigosos, sobretudo quando as regras para a sua utilização não existem ou não são cumpridas. Contudo, a sua utilidade é inquestionável e, em termos de saúde, podem ser muito úteis e ajudar a salvar muitas vidas.

Já falei AQUI de drones e na sua utilidade no combate de algumas doenças, nomeadamente no combate à Malária, na Tanzânia.

Também li uma notícia no “Observador” que falava de uma experiência da UNICEF com Drones, em Vanuatu. Nesta experiência, um drone demorou 25 minutos a percorrer 40 Km e garantiu a preservação das vacinas que transportava. Vou partilhar o vídeo do “Observador”:

Os Drones tornam possível as condições para o transporte das vacinas e também para o transporte de outros medicamentos.

Em Portugal, também já se fala de Drones nesta área e a Farmácia da Lajeosa do Dão é um grande exemplo. Hugo Ângelo, o farmacêutico da terra, foi o mentor do projeto. Consegue, via drone, entregar medicamentos às populações mais isoladas da região. Quem diria que em Tondela os medicamentos podem chegar rápido e em boas condições às populações? Tantas vezes que as estradas sinuosas destas terras são um entrave ao desenvolvimento das mesmas e à prestação de cuidados de saúde, sobretudo aos mais idosos.

Este feito foi reconhecido e o projeto da Farmácia da Lajeosa venceu o Prémio João Cordeiro de 2018 - Inovação em Farmácia, na categoria Reconhecimento da Farmácia.

Como vêem, os Drones não são os “maus da fita”; os homens é que têm que saber utilizá-los com regras e consciência da sua potencialidade e também dos perigos que decorrem da sua má utilização.

Em termos de Saúde, estas “aves” dos nossos dias ainda vão dar muito que falar...

 

publicado às 09:06

Conselhos para combater a Gripe

por dicasdefarmaceutica, em 06.01.19

BDC69310-C219-44B0-B2F0-A795925AC809.jpeg

O frio aperta e prevê-se que  as gripes cheguem em força nos próximos dias. O mês passado já falei AQUI de como se prevenir das doenças de Inverno, mas hoje venho reforçar algumas dicas importantes para evitar e combater a Gripe.

O vírus da gripe é transmitido através de partículas de saliva de uma pessoa infetada, expelidas sobretudo através da tosse e dos espirros, mas também por contacto direto com partes do corpo ou superfícies contaminadas (por exemplo, através das mãos). Por esta razão, devemos tomar algumas medidas para prevenir a gripe, nomeadamente: 

- Lavar frequentemente as mãos com água e sabão (caso não seja possível, utilizar toalhetes).

- Utilizar lenços de papel descartáveis e deitá-los sempre nos sanitários ou lixo comum.

- Ao espirrar ou tossir, proteger a boca com um lenço de papel ou com o antebraço (não utilizar as mãos).

 

Caso os primeiros sintomas de gripe apareçam, aqui ficam 3 conselhos  importantes:

- Não vão diretamente à urgência! A primeira porta de entrada no sistema de saúde, nesta altura, deve ser o SNS24, através do número 808242424. Esta linha é atendida por enfermeiros que fazem a triagem. A grande maioria das pessoas pode ser tratada em casa ou nos Centros de Saúde.

- Não tomem antibióticos por iniciativa própria! Estes medicamentos não curam as doenças virais, como a gripe.

- Protejam-se do frio, tenham uma alimentação equilibrada e bebam muita água!

 

Fale de tudo isto com os seus familiares, amigos, vizinhos, pois se todos tomarmos medidas responsáveis, será mais fácil gerir estes períodos nos hospitais e Centros de Saúde. Muitas vezes, são as medidas mais simples que evitam a propagação da doença e as temíveis epidemias.

Só mais uma nota: os centros de saúde já ativaram os seus planos de contingência devido ao frio e muitos deles já estão a funcionar com horário alargado.

 

publicado às 19:17

“Dê Troco a Quem Precisa” nas Farmácias Portuguesas

por dicasdefarmaceutica, em 17.12.18

9073DE3A-A23D-4938-90D7-5D6499E23FE2.jpeg

Arrancou hoje nas farmácias, mais uma campanha com o mote “Dê Troco a Quem Precisa”, que pretende ajudar aqueles que não têm dinheiro para comprar medicamentos. Esta campanha apela à solidariedade, convidando a doar o troco resultante das compras efetuadas na farmácia.

São muitos os portugueses que não têm dinheiro para comprar todos os medicamentos prescritos pelo seu médico. Muitas vezes, o cumprimento da terapêutica receitada perde prioridade para outros bens de primeira necessidade, como alimentos, água, luz e rendas.

Para ajudar a combater este terrível realidade, foi criada há cerca de três anos, Associação Dignitude. Esta Associação já abrangeu mais de três mil famílias, ajudando-os a adquirir mais de 120 mil medicamentos. 
 

São cerca de 540 as farmácias que aderem a este projeto e cerca de 100 entidades parceiras, desde Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Já sabe, se puder, a partir de hoje é até ao dia 25, vá a uma farmácia aderente e “Dê Troco a Quem Precisa!”

B6C73BAE-09BF-4E04-B262-1658F39D1A9C.jpeg

 

publicado às 18:42

Cuide do Seu Coração!

por dicasdefarmaceutica, em 13.12.18

AE842B9F-C87A-447E-9D6C-E8A00C406F54.jpeg

Hoje fui fazer umas compras à farmácia e colocaram-me no saquinho de papel, um folheto juntamente com os medicamentos. O tal folheto fala de conselhos tão importantes para o nosso Coração, que resolvi partilhá-lo aqui convosco, apesar das fotografias não estarem com muita qualidade:

C539929D-4588-405D-A347-BBBCCE57400F.jpeg

 

CD689555-BEAB-4A31-B6E1-8BCA683BB03E.jpeg

 

4DB0EA06-ED44-461F-A171-2BE809664FA9.jpeg

 

59CCFB1D-26B8-4C0B-A643-3B1C29FE3036.jpeg

Cá está a base da prevenção de tantas doenças: alimentação e exercício físico. Também muito importante é conhecer os seus números: níveis de colesterol, glicose, pressão arterial, peso e circunferência abdominal. Só conhecendo como vai a sua saúde, pode prevenir e melhorar o seu estado, no que à saúde diz respeito.

Neste folheto, falta um fator muito importante para o sucesso da nossa saúde: ter um sono de qualidade e na quantidade ideal para cada idade.

A conclusão está no folheto : as doenças cardiovasculares podem ser prevenidas ou retardadas através da alteração do nosso estilo de vida. Temos todos que refletir sobre isto. 

Fica aqui só um aparte para os meus colegas farmacêuticos: que tal dar estes folhetos em mão, com umas palavrinhas de aconselhamento? Eu gosto mais e acho que pode ser mais eficaz.

 

 

 

 

 

 

 

publicado às 20:03

Prevenir e tratar as doenças de Inverno

por dicasdefarmaceutica, em 11.12.18

0B34E9CE-5FDA-40D7-AE0E-509D29D77B51.jpeg

Chegou o frio e com ele as temíveis gripes. Como prevenir? A vacinação é a melhor e quase a única forma de prevenir a gripe e felizmente, já muita gente foi vacinada desde Outubro.

Contudo, existem algumas medidas básicas para prevenir esta doença de Inverno. Vou mencionar algumas delas:

  • Lavar frequentemente as mãos com água e sabão;
  • Reduzir o contacto próximo com pessoas com gripe;
  • Evitar espaços fechados e com muitas pessoas;
  • Evitar mudanças bruscas de temperatura;
  • Usar várias camadas de roupa e proteger as extremidades do corpo (usar gorro, luvas e cachecol);
  • Manter a temperatura da casa entre os 18ºC e os 21ºC e vedar as fendas das portas e janelas.
  • Beber bebidas e alimentos quentes.

159D7852-1189-4BD3-9F28-172A1C807979.jpeg

Muito importante também é ter sempre em casa um “Kit Farmácia Inverno” preparado para qualquer contratempo:

  • Termómetro (o que gostar mais, digital ou de infravermelhos, desde que o utilize segundo as instruções do referido aparelho);
  • Antipirético (para baixar a febre, por exemplo paracetamol);
  • Anti-histamínico (particularmente importante para as pessoas com tendência para alergias nesta época do ano ou que tenham frequentemente o nariz a pingar);
  • Antigripal (são muitos os existente no mercado, “atacando” os primeiros sintomas de gripe ou até de uma simples constipação. Atenção aos princípios activos destes antigripais, pois podem não ser os indicados para o seu caso!);
  • Descongestionante nasal (pode ser um simples soro fisiológico, uma água do mar ou algo mais forte para uma descongestão mais eficaz. Pode escolher em spray ou em gotas);
  • Analgésico (para as dores, sobretudo de cabeça, por exemplo, o paracetamol);
  • Pastilhas para a garganta (à base de eucalipto, limão, com ou sem anti-inflamatório, são muitas as escolhas...);
  • Anti-inflamatório (quando as dores de garganta não passam, um ibuprofeno, por exemplo, tomado durante três dias de acordo com as indicações, pode ser o suficiente para evitar o agravamento da doença);
  • Mucolíticos e expectorantes (para facilitar a libertação de secreções, são os chamados xaropes para a tosse com expectoração);
  • Antitússicos (utilizados apenas em casos pontuais, quando se trata de uma tosse seca e irritadiça);
  • Hidratantes (mãos, lábios e corpo, fundamentais para evitar frieiras e lábios gretados, tão comuns nesta época do ano).

Não esquecer nunca que todos os medicamentos devem ser tomados de acordo com as indicações do médico ou do farmacêutico!

 

publicado às 08:29

Sugestões NIVEA para oferecer neste Natal

por dicasdefarmaceutica, em 03.12.18

E8088BE4-35F6-4E14-BEEA-58C4F8BCB1C4.jpeg

Não é muito meu costume, mas vou começar este mês com algumas sugestões de presentes de Natal. A nossa tão antiga marca NIVEA tem sempre ideias à medida de cada um e muito úteis para as várias ocasiões.

 

Escolher um presente de Natal para homem não é tarefa fácil, mas a marca NIVEA apresenta algumas sugestões para todos os bolsos, perfeitas para o namorado, marido, pai, irmão ou amigo.

022C6DCA-8A05-4843-8724-0CCBAB1585E2.jpeg

Eu já comprei o Sport Kit para oferecer. Por 9,99€ tem uma bolsa prática e masculina, um NIVEA MEN Gel de Duche Sport, um NIVEA Men Deo Roll-on Stress Protect e um NIVEA Men Creme. Têm para todos os gostos e para todos os preços. 

 

Com um preço muito apetecível, ideal para troca de presentes até 5€, NIVEA Silk Mousse de Duche Edição Limitada Natal está disponível para mimar a nossa pele e a dos nossos familiares e amigos:

75A34CD1-C306-4648-87DA-2677A8EC9CDE.jpeg

As opções de presentes de Natal NIVEA são muitas e os vários kits já estão disponíveis nas prateleiras de vários espaços comerciais.

F3AEDA61-C5C7-4FC6-974C-5A6F2ADAE92D.jpeg

 

Deixei para o fim o meu kit favorito. A icónica Lata NIVEA Vintage está de volta. Além dos produtos (NIVEA Creme, NIVEA Deo Roll-on Protect & Care, NIVEA Body Smooth Milk Suavizante e Labello Cherry Shine) a própria lata vintage é um presente que vai fazer as delícias de qualquer pessoa que vai ter a sorte de a receber.

B9BD38A3-175F-44BD-8FE7-690DF469C9E2.jpeg

 

Boas compras!

publicado às 23:30

Campanha “O Meu Dia Seguinte”

por dicasdefarmaceutica, em 30.11.18

1C6FBE56-BF6C-4B38-90C1-D283136463F2.png

Antes de falar desta campanha, convém recordar mais uma vez alguns pontos sobre a pílula do dia seguinte:

- Solicite a contracepção de emergência numa farmácia e aconselhe-se sempre com o farmacêutico sobre as tomas, as contra-indicações, os efeitos secundários e a mais aconselhável para o seu caso.

- Tome a pílula do dia seguinte assim que possível após uma relação sexual não protegida ou falha do método contraceptivo utilizado.

- A toma desta pílula não protege contra uma gravidez resultante de relações sexuais futuras nem contra doenças sexualmente transmissíveis.

- A PÍLULA DO DIA SEGUINTE É UM MÉTODO ANTICONCEPCIONAL DE EMERGÊNCIA.

 

A campanha “O Meu Dia Seguinte” é a primeira campanha da marca ellaOne dirigida ao consumidor desde que se tornou disponível sem receita médica em farmácia, em 2015. Destina-se, essencialmente, a mulheres entre os 18 e 25 anos que atualmente não desejam engravidar, mas que em caso de falha do seu método contraceptivo ou ausência do mesmo, não recorrem à contracepção de emergência devido a falsas perceções negativas e equívocos sobre este método.

A campanha “O Meu Dia Seguinte” estará ativa exclusivamente nas plataformas digitais, canal por excelência para chegar aos mais jovens, público que está a iniciar a sua atividade sexual e que, na grande maioria das vezes, apesar de ter um acesso privilegiado à informação, tem um elevado desconhecimento/desinformação no que toca à pílula do dia seguinte.

Em todas as versões do vídeo destinadas aos diversos formatos digitais (youtube, facebook, instagram) é reforçada a mensagem de que a pílula do dia seguinte ajuda a prevenir uma gravidez não planeada perante uma falha na contraceção.

Deixo-vos com um dos vídeos desta campanha:

 

 

publicado às 16:26

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Janeiro 2019

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog