Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O mau hálito, também conhecido por halitose, pode ser um dos principais inimigos da nossa imagem; pode também indicar que existe algum desequilíbrio no organismo.
Hoje não vou falar das causas da halitose crónica, pois esta está frequentemente associada a alguma disfunção ou patologia, como sinusite, infecção na garganta, diabetes e outras doenças mais graves e tem que ter um acompanhamento médico para diagnóstico e tratamento.
6 CAUSAS PRINCIPAIS DO MAU HÁLITO
1 - Higiene oral incorreta
Para fazer uma higiene oral perfeita deve: escovar os dentes no mínimo duas vezes ao dia, utilizar fio ou fita dentária e bochechar com elixir pelo menos uma vez ao dia.
2 - Consumo de alguns alimentos
Todos sabemos que o hálito provocado pelo consumo de alho e de cebola não é nada agradável, devido ao odor carregado destes alimentos. Existem, no entanto, outros alimentos ricos em gorduras e condimentos que têm o mesmo efeito. Para aliviar este mal, existem alguns sprays à venda nas farmácias, apropriados para a halitose
3 - Não tomar o pequeno-almoço
O jejum prolongado favorece a formação de corpos cetónicos, que são eliminados através da via oral, provocando mau hálito.
4 - Fumar e/ou beber álcool
Os fumadores têm mau hálito devido ao odor do tabaco e também devido à redução de fluxo salivar provocado pelo mesmo. As bebidas levam à desidratação da mucosa oral, provocando também halitose.
5 - Beber pouca água
Beber pouca água ao longo do dia, diminui o fluxo salivar, facilitando a halitose.
6 - Falta de tratamento dentário
As cáries e outras patologias dentárias provocam mau hálito.
O médico dentista é a pessoa indicada para fazer o disgnóstico e tratamento da halitose.
Se só tem mau hálito ocasional, mas isso o incomoda, aconselhe-se na sua farmácia sobre os produtos (pastas, elixires, escovas, sprays, etc...) adequados para o seu caso. Não deixe que a halitose comprometa o seu dia-a-dia!