Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




6 Causas principais do mau hálito

por dicasdefarmaceutica, em 05.09.14

O mau hálito, também conhecido por halitose, pode ser um dos principais inimigos da nossa imagem; pode também indicar que existe algum desequilíbrio no organismo.

 

Hoje não vou falar das causas da halitose crónica, pois esta está frequentemente associada a alguma disfunção ou patologia, como sinusite, infecção na garganta, diabetes e outras doenças mais graves e tem que ter um acompanhamento médico para diagnóstico e tratamento.

 

6 CAUSAS PRINCIPAIS DO MAU HÁLITO

 

1 - Higiene oral incorreta

Para fazer uma higiene oral perfeita deve: escovar os dentes no mínimo duas vezes ao dia, utilizar fio ou fita dentária e bochechar com elixir pelo menos uma vez ao dia.

 

2 - Consumo de alguns alimentos

Todos sabemos que o hálito provocado pelo consumo de alho e de cebola não é nada agradável, devido ao odor carregado destes alimentos. Existem, no entanto, outros alimentos ricos em gorduras e condimentos que têm o mesmo efeito. Para aliviar este mal, existem alguns sprays à venda nas farmácias, apropriados para a halitose

 

3 - Não tomar o pequeno-almoço

O jejum prolongado favorece a formação de corpos cetónicos, que são eliminados através da via oral, provocando mau hálito.

 

4 - Fumar e/ou beber álcool

Os fumadores têm mau hálito devido ao odor do tabaco e também devido à redução de fluxo salivar provocado pelo mesmo. As bebidas levam à desidratação da mucosa oral, provocando também halitose.

 

5 - Beber pouca água

Beber pouca água ao longo do dia, diminui o fluxo salivar, facilitando a halitose.

 

6 - Falta de tratamento dentário

As cáries e outras patologias dentárias provocam mau hálito.

 

O médico dentista é a pessoa indicada para fazer o disgnóstico e tratamento da halitose.

 

Se só tem mau hálito ocasional, mas isso o incomoda, aconselhe-se na sua farmácia sobre os produtos (pastas, elixires, escovas, sprays, etc...) adequados para o seu caso. Não deixe que a halitose comprometa o seu dia-a-dia!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:30

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Setembro 2014

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog