Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




image_2017-05-17_18-00-47.jpeg

 

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Hipertensão (DMH) e a Covilhã foi a cidade eleita para acolher as atividades comemorativas deste dia. Foram muitos os que passaram nesta bonita cidade para conhecerem os valores da sua Pressão Arterial.

O DMH é uma iniciativa da World Hypertension League, à qual a Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) se associa e tem como objectivo alertar a população para a hipertensão, doença silenciosa que afeta 42% de portugueses.

 

image_2017-05-17_17-59-34.png

 

Neste dia, a SPH pretende sensibilizar a população para a necessidade de conhecer os valores da pressão arterial, aliando-se assim à campanha mundial cujo lema é: “Conheça os seus valores. Controle a sua pressão arterial”.

 

“O objetivo da SPH é reduzir a taxa de mortalidade. Para além da medição da pressão arterial que é essencial para controlar a doença, percebemos que muitos doentes não cumprem a toma da medicação diariamente ou abandonam o tratamento principalmente por dois motivos: primeiro porque a determinada altura acham que estão controlados e não precisam de continuar a terapêutica e depois porque lhes são receitados vários medicamentos, quando há soluções hoje em dia num só comprimido. Assim, este ano queremos reforçar a importância de cumprir a medicação prescrita e de não a abandonar sem consultar o médico”, refere o presidente da SPH, Dr. Carvalho Rodrigues.

 

Sabe-se hoje que 57% dos doentes hipertensos não tem a sua hipertensão controlada, o que é um número assustador. É urgente tomar medidas em "todas as frentes" para inverter estes números.

E já sabem, "puxando a brasa à minha sardinha", o seu farmacêutico pode dar-lhe uma ajuda preciosa no controle desta doença. Como? Não só fazendo as medições da Pressão Arterial e o registo das mesmas, como "gerindo" a sua medicação; pode ainda dar-lhe conselhos de estilos de vida saudáveis e encaminhá-lo para o médico, sempre que se justifique.

 

Aqui ficam 5 dicas:

- Conheça os valores da sua Pressão Arterial, medindo-a regularmente!

- Tome toda a medicação prescrita pelo médico, sem interrupções!

- Reduza o consumo de sal!

- Faça exercício físico!

- Peça ajuda ao seu farmacêutico para controlar a sua Pressão Arterial!

publicado às 19:12

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Maio 2017

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog