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Os perigos da Insolação

por dicasdefarmaceutica, em 11.07.16

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Quando falamos dos perigos da exposição solar excessiva, pensamos logo no cancro da pele, mas os perigos também podem ser outros, estando a insolação no topo da lista.

A insolação pode ser um problema sério, que pode chegar mesmo a causar desidratação grave e queimaduras de 2º ou 3º grau e é causada, muitas vezes, pela exposição solar excessiva e irresponsável.

 

Sintomas da Insolação:

- Pele quente, avermelhada e seca

- Temperatura corporal elevada

- Enjoos e vómitos

- Dor de cabeça

- Taquicardia

- Alterações de consciência

 

O que fazer em caso de Insolação:

- Colocar a pessoa em local fresco

- Retirar ou tirar toda a roupa apertada

- Arrefecer a pessoa, aplicando compressas húmidas nos pulsos, tornozelos, virilhas, pescoço e axilas

- Se estiver consciente, dar a beber pequenos goles de água

- Se a pessoa estiver inconsciente, chamar de imediato o 112

 

Como prevenir a Insolação:

- Beber bastante água

- Dar preferência a roupas leves e pouco apertadas

- Usar protetor solar sempre antes de se expor ao sol e repor de 2 em 2 horas 

- Evitar atividades físicas intensas nas horas de maior calor

- Ficar na sombra e evitar a exposição ao sol entre as 12 e as 16 horas

- Usar chapéus e óculos de sol

- Não consumir bebidas alcoólicas durante a exposição solar

 

Prevenção deve ser a palavra chave e deve-se ter especial cuidado aos idosos e às crianças, pois têm mais facilidade em desidratar e sofrer com grandes alterações de temperatura.

 

Se quer ter umas férias com aventura, descanso e sem problemas, siga os conselhos anteriores!

Se vai viajar para países com temperaturas muito elevadas, tenha especial atenção e redobre os cuidados!

Não dê férias aos seus cremes hidratantes! Mantenha o corpo e a pele bem hidratados!

 

Veja o post: "O sol brilha em todos os lugares. Proteja-se!"

publicado às 16:46

"Cuidado! Não transforme seu remédio em veneno!"

por dicasdefarmaceutica, em 07.07.16

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A jornalista brasileira Cris Oliveira pediu-me colaboração para este artigo da revista "Domínios".

Por achar interessante a forma como vários profissionais de saúde abordam este tema "remédios" e, apesar da realidade brasileira ser um pouco diferente da nossa, aconselho-vos a ler AQUI o artigo completo.

publicado às 11:23

Plano de emagrecimento com a ajuda dos superalimentos

por dicasdefarmaceutica, em 06.07.16

 

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A palavra "superalimentos" ouve-se todos os dias e são muitos os alimentos designados como tal. Afinal o que é que isto quer dizer?

São assim designados devido aos seus extraordinários benefícios para a saúde, na prevenção das doenças.

Até há uns anos, só se encontravam em espaços de produtos naturais, como o "Celeiro". Agora aparecem já nas prateleiras dos supermercados e mercearias e até nas farmácias.

A incorporação destes alimentos na alimentação diária melhora de um modo geral a saúde física, por isso faz todo o sentido que façam parte das prateleiras das farmácias. Nestas, a marca que mais se vê é a Föld.

 

Hoje vou deixar-vos aqui algumas dicas desta marca, que podem começar a pôr em prática nesta altura do ano, em que os planos de emagrecimento estão aí "em grande" nas cabecinhas de tanta gente, que já conta os dias para vestir o bikini e passear nas nossas lindas praias.

 

O plano de emagrecimento Föld atua em três eixos distintos:

1 - Desintoxicação do corpo

O cansaço, a dificuldade em perder peso, a má digestão e o mau funcionamento intestinal são os principais sinais de um organismo intoxicado. Para os combater, o primeiro passo é adotar uma alimentação saudável e equilibrada, podendo adicionar alguns superalimentos biológicos ricos em enzimas, antioxidantes, vitaminas, minerais e fibra.

 

2 - Controle do equilíbrio energético

Para uma vida saudável, o equilíbrio entre as calorias ingeridas e as calorias gastas pelo organismo é fundamental, daí a importância de associar a prática regular de exercício físico a uma alimentação equilibrada. 

 

3 - Adoção de hábitos de vida saudáveis

Para levar até ao fim um plano de emagrecimento de sucesso, outras medidas devem ser seguidas, nomeadamente: beber entre 1 litro e meio a 2 litros de água por dia, dormir pelo menos 7 a 8 horas diariamente e reduzir o consumo de álcool, sal e açúcares.

 

Neste sentido, as minhas dicas vão para estes três produtos:

 

Mix Detox - é constituído por Cânhamo, Erva de Cevada, Erva de Trigo e Spirulina. Extremamente rico em clorofila e fibra, tem uma poderosa ação desintoxicante e alcalinizante, contribuindo para a perda de peso e da celulite.

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Mix Ómega - é constituído por sementes de Linhaça, Cânhamo e Chia. É uma fonte rica em ácidos gordos essenciais (ómega 3, ómega 6 e ómega 9) e fibra, ajudando também a manter os níveis de colesterol nos valores normais.

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Mix Vitaminas e Minerais - é constituído por Amoras brancas, Bagas de Gogi e Bagas Inca, o que o torna um poderoso antioxidante. Contém um alto teor de vitamina C, vitamina A, vitamina E, zinco e ferro.

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Estes suplementos são ótimos snacks nas dietas de emagrecimento, mas não devem ser utilizados sem qualquer aconselhamento, seja do farmacêutico, do médico ou do nutricionista.

A toma de suplementos é importante, mas não pode ser igual para todos; como já referi várias vezes, nem tudo o que é natural, é inofensivo.

 

Já agora, mais uma informação: na compra de 2 produtos da marca Föld, tem 10% de desconto.

Peça na farmácia o folheto informativo da marca!

 

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publicado às 14:21

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Pela primeira vez, tendo como principal objetivo a sustentabilidade do SNS, o governo e as sete ordens profissionais com intervenção nos cuidados de saúde, estão a trabalhar um diploma que define as competências dos diferentes profissionais.  

Médicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e biólogos sentaram-se à mesma mesa para, de forma articulada, encontrarem consensos que vão de acordo com os interesses dos doentes, pela sua saúde e qualidade de vida.

 

Talvez agora, finalmente, o reconhecimento da relação de proximidade entre farmacêuticos e doentes, faça com que a articulação entre a farmácia e os médicos assistentes, passe a ser uma realidade. Também de muita importância será a articulação com os enfermeiros, nutricionistas e restantes profissionais que estão em contato com os doentes. A saúde de cada doente não pode estar "separada" em especialidades; todos têm que trabalhar em conjunto para o mesmo objetivo, que é sempre uma melhor qualidade de vida.

 

Todos os dias, nas nossas farmácias, os farmacêuticos ouvem as queixas dos doentes, aconselham no tratamento, encaminham para consultas e ajudam na organização da medicação. Contudo, também sabemos que, muitas vezes, tudo é feito ao balcão, de uma forma pouco personalizada, o que leva a que a importância do acto farmacêutico passe despercebido e até desvalorizado.

Com este diploma, poderemos ter uns "cuidados farmacêuticos" mais organizados e apoiados pelos restantes profissionais de saúde.

 

O farmacêutico deve ser um dos grandes responsáveis pelo uso correto dos medicamentos, assegurando-se que os vários cidadãos tenham acesso aos medicamentos corretos, na dose certa, no tempo adequado e com o menor custo possível, quer para os próprios, como para o sistema de saúde. Tudo isto só será possível com um trabalho adequado e articulado com todos os profissionais de saúde. 

 

publicado às 15:48

Nova Roda dos Alimentos

por dicasdefarmaceutica, em 04.07.16

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"A Roda dos Alimentos é uma representação gráfica em forma de círculo que se divide em fatias de diferentes tamanhos que se designam por grupos e que reúnem alimentos com propriedades nutricionais semelhantes."

Sendo talvez, o principal símbolo da educação alimentar, tem como principal  objetivo ajudar as pessoas a fazerem escolhas alimentares mais equilibradas e saudáveis.

Esta roda tem sofrido várias atualizações e adaptações e a última aconteceu recentemente.

 

Resumo aqui alguns princípios básicos da nova Roda dos Alimentos:

- A água ocupa o centro da roda e deve ser a bebida de eleição ao longo do dia.

- Numa grande fatia, temos o consumo de hortícolas (3 a 5 porções - 23%). 

- Também numa fatia significativa aparecem as frutas (3 a 5 porções - 20%).

- A inclusão diária de uma pequena porção de leguminosas (feijão, grão, ervilha, lentilha…) aparecem agora numa fatia (2 a 3 porções - 4%).

- Na fatia das gorduras, aparece o azeite como gordura principal (1 a 3 porções - 2%).

- Carne, peixe ou ovos apenas uma vez por dia (1,5 a 4,5 porções -5%).

- A base energética aparece à base de pão escuro, massa, arroz e outros cereais, de preferência integrais (4 a 11 porções - 28%).

- Desta roda excluem-se doces, pastéis, refrigerantes ou chocolates, que por não constarem da lista, são para comer ocasionalmente, em dias de festa.

 

Novidade nesta Roda dos Alimentos, são os conselhos para um estilo de vida saudável, nomeadamente:

- Escolher alimentos locais e da época.

- Valorizar a gastronomia saudável, apostando em técnicas tradicionais do receituário português, ricas em verduras e com pouca proteína, como sejam as sopas, os ensopados e as caldeiradas.

- Partilhar refeições e tradições, comendo com calma e sentados à mesa.

- Usar ervas aromáticas, reforçando a necessidade de reduzir o consumo de sal.

- Lembrar que os frutos gordos, mesmo sem recomendações das porções, devem consumir-se com moderação.

- Fazer exercício físico, mantendo o peso controlado.

- Em caso de ingestão de bebidas alcoólicas, que esta seja feita com moderação. Grávidas, lactentes, crianças e jovens com menos de 17 anos nunca devem beber álcool.

 

Já agora, acrescentaria mais uma dica: fraccionar a ingestão dos vários alimentos em pelo menos cinco refeições diárias, tendo o cuidado de ter uma primeira refeição equilibrada logo após o acordar.

publicado às 09:12

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A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.

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