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Já vários estudos relacionaram a Diabetes com o sono. Sabe-se que o sono insuficiente pode perturbar o metabolismo dos ácidos gordos e diminuir a capacidade da insulina regular os níveis de açúcar no sangue.

 

Um estudo recente publicado na revista "Diabetes Care" vai ainda mais longe e revela que a recuperação de sono ao fim de semana pode diminuir o risco de diabetes, quando este está associado à restrição de sono durante a semana. 

“Verificámos que dormir duas noites consecutivas de sono prolongado pode reverter os efeitos negativos metabólicos de quatro noites consecutivas de sono restritivo”, revelou, em comunicado de imprensa, uma das autoras do estudo, Josiane Broussard.

 

Os intervenientes no estudo eram homens magros, saudáveis e com uma dieta controlada.

Os participantes foram submetidos a testes para determinar a sensibilidade à insulina, ou seja, a capacidade da insulina regular os níveis de glucose no sangue, e o índice de disposição que prevê o risco de diabetes. O estudo apurou que após quatro noites de restrição de sono, a sensibilidade à insulina diminui 23% e o risco de diabetes aumentou 16%. Contudo, os valores da sensibilidade à insulina e o risco de diabetes foram revertidos após duas noites de sono prolongado.

 

Como vêem, vale sempre a pena recuperar as horas de sono ao fim de semana e, se como é hábito, o seu corpo acorda sempre à mesma hora e parece que já não quer dormir mais, o melhor é virar-se para o outro lado e tentar contrariar essa tendência.

 

Sabendo que a falta de sono pode estar associada a tantas outras doenças (hipertensão  arterial, inflamações, depressões, etc...) seria bom que se chegasse à conclusão que a recuperação de horas de sono também pode actuar a outros níveis.

Pelo menos, já se sabe que dormir o número de horas adequadas pode ajudar a combater algumas das "epidemias" dos nossos dias, como a Diabetes e a obesidade. Se não consegue dormir durante a semana, não desespere...pelo menos, durma ao fim de semana! 

 

E, já agora, não se esqueça: não basta dormir! Junte às horas de sono, uma alimentação cuidada e umas horas divertidas de exercício físico!

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publicado às 18:26

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