Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este é um assunto que suscita constantemente dúvidas nalgumas mulheres.
É fundamental conhecermos bem o nosso corpo, para que possamos fazer uma higiene íntima isenta de riscos de infeção e para escolhermos os produtos mais adequados para essa higiene.
Todas sabemos que a zona genital da mulher é muito sensível, por isso, há que ter determinados cuidados.
Já ouviram falar dos bacilos de Döderlein? São eles os responsáveis pela manutenção do pH ácido, saudável da vagina. O pH ideal situa-se entre 3,5 e 4,5. Quando esse número é alterado por várias razões (uso de antibióticos, stress, menstruação, utilização de determinados produtos), alguns microorganismos proliferam-se, causando infeções vaginais.
É por esta razão que os produtos de higiene íntima com ácido láctico são os mais indicados para esta higiene, pois eles mantêm a acidez necessária para evitar infeções. Além de prevenirem a proliferação de bactérias, os sabonetes íntimos mantêm a região externa da vagina protegida e livre de odores.
Existem outros cuidados a ter quando falamos de higiene íntima feminina.
Aqui ficam 10 DICAS:
1. Não utilizar sabonetes alcalinos (a grande maioria) para a higiene da zona íntima, pois alteram o pH habitual da mucosa vaginal.
2. Não utilizar sprays íntimos e duches vaginais, pois estes também podem alterar a flora natural da vagina, afetando os microorganismos da flora vaginal normal, necessários à sua proteção.
3. Limpar-se de frente para trás, de forma a evitar contaminação.
4. Evitar a utilização de papel higiénico com fragrância. Dar preferência ao papel branco, sem perfume.
5. Tomar duche e não abusar dos banhos de imersão. Não utilizar esponjas de limpeza.
6. Evitar o uso de pensinhos diários, pois estes prejudicam a transpiração natural, provocam calor e humidade, favorecendo assim o desenvolvimentos bacteriano.
7. Ter atenção especial à higiene nos dias de menstruação. O sangue, por si só, é um "meio de cultura", além de alterar o pH vaginal. Aconselha-se o uso de tampões apenas nos dias de maior fluxo menstrual.
8. Utilizar roupa interior constituída por fibras naturais, de algodão e evitar que seja demasiado justa.
9. Beber muita água, reduzir o consumo de alimentos muito condimentados (picante) e o café.
10. Fazer a higiene íntima duas vezes ao dia (de manhã e à noite). A higiene em excesso também pode provocar alterações na mucosa vaginal.
Na sua farmácia, vai encontrar aconselhamento nesta área e poder comprar os produtos mais adequados à sua higiene íntima.
Em caso de incómodo e irritação persistente, não hesite e consulte o ginecologista!