Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




image_2016-10-07_13-08-14.png

 

Amanhã é o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, por isso resolvi hoje falar um pouco sobre este assunto e sobre as campanhas programadas para este dia.

 

Normalmente, o conceito de cuidados paliativos é associado a doentes idosos ou pessoas com uma doença terminal, contudo nem sempre é assim. Os cuidados paliativos destinam-se a várias idades e a várias patologias, destinam-se a todas as pessoas que enfrentam uma doença grave ou incurável.

O objetivo é sempre melhorar a qualidade de vida destes doentes e estes cuidados são adaptados a cada um e a cada patologia, por isso deveriam ser uma realidade ao alcance de todos os que são referenciados para cuidados paliativos. Contudo, sabemos que em Portugal, metade desses doentes acabam por morrer sem terem acesso às unidades onde estes cuidados são prestados.

 

A campanha “Qualidade e dignidade até ao fim” realiza-se no âmbito do Mês dos Cuidados Paliativos, assinalado em outubro, e pretende passar a mensagem da Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), que defende que "viver e morrer com sofrimento não é algo que tenha de acontecer”.



“Este ano face à realidade dos números, decidimos apostar numa campanha com uma mensagem preliminar: desafiar as pessoas a vestirem a camisola pelos cuidados paliativos. Pretendemos desta forma, que a população em geral, doentes, familiares, profissionais de saúde e decisores políticos reflitam sobre o atual estado destes cuidados a nível nacional e exijam uma mudança de paradigma”, adverte Manuel Luís Capelas.

Para o presidente, “a falta de conhecimento e informação por parte da população, e infelizmente, também por parte dos profissionais de saúde continua a ser o principal entrave ao desenvolvimento destes cuidados no nosso país”.

Como pode haver entrave a esta especialidade? Será que alguém não tem sensibilidade para saber que aliviar o sofrimento numa fase de dor intensa e permanente é dos maiores desafios da medicina? O conforto físico e psicológico que é dado aos doentes e cuidadores nos cuidados paliativos é algo que é indispensável quando chega a tal doença grave, muitas vezes incurável, com a qual temos que viver até ao último dia das nossas vidas. 

 

Vasco Palmeirim e Carla Rocha associaram-se a esta campanha e desafiam todas as pessoas a lançarem um balão e a vestirem a camisola pela pessoa com necessidades paliativas. Pode ver AQUI o spot da campanha.

 

image_2016-10-07_13-08-40.jpeg

Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos

  

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:34

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Outubro 2016

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog