Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




"Vencer a Asma antes que a Asma o vença a si"

por dicasdefarmaceutica, em 02.05.17

image_2017-05-02_15-01-19.jpeg

 

A asma é uma doença crónica, que provoca inflamação das vias aéreas dos pulmões, causando pieira, dispneia e tosse. Esta doença afeta pessoas de todas as idades, mas normalmente manifesta-se na infância. Existem 300 milhões de pessoas no mundo com asma e cerca de 1 milhão em Portugal.

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Asma e o tema da campanha deste ano é "Vencer a Asma antes que a Asma o vença a si" (ver AQUI).

 

Apesar de ter uma taxa de mortalidade muito baixa, a asma tem uma taxa de internamento elevadíssima e isto acontece porque a grande maioria dos doentes não tem a asma controlada ou, muitas vezes, nem está diagnosticada. 

Quando não tratada, a asma pode colocar a vida dos doentes em risco. Por se tratar de uma doença crónica, o tratamento é sempre prolongado e os doentes, quando controlados, conseguem prevenir os sintomas e ter qualidade de vida. Isso só é possível se os tratamentos aconselhados pelo médico forem convenientemente feitos, seja a medicação preventiva, seja aquela que é feita durante as crises. 


Tratamento da Asma:

Tratamento Preventivo: são medicamentos que devem ser tomados pelos doentes mesmo quando se sentem bem, de acordo com as indicações do médico. Só assim conseguem passar sem sintomas.

Os corticoides inalados são os medicamentos mais eficazes na prevenção das crises de asma. Podem e devem por vezes associar-se a outros medicamentos, como os broncodilatadores beta-agonistas de longa duração, os antileucotrienos e nalguns casos os anti-histamínicos. 

Tratamento durante as crises: para um alívio rápido e eficaz dos sintomas, as recomendações recaem, normalmente, na utilização dos beta-agonistas de curta duração.

Se não melhorar, o doente deve dirigir-se ao centro de saúde ou ao hospital da área de residência.


Seja no tratamento preventivo ou naquele que só faz nas crises, o mais importante é seguir sempre as instruções do médico. 

 

No que se refere a esta doença, os farmacêuticos têm dado muita ajuda no acompanhamento dos doentes e tem sido feito um grande esforço na formação destes profissionais, nesta área. O farmacêutico deve ensinar o doente a melhor forma de controlar a sua asma. Como é que isso poderá ser feito?

- Cumprindo o tratamento diário, respeitando as doses e as frequências recomendadas. A utilização correta dos medicamentos preventivos é o primeiro passo para ter a asma controlada.

- Usando corretamente os inaladores. Uma técnica incorreta leva a que o medicamento se deposite na boca ou na garganta, não atingindo os brônquios e não tendo, por isso, o efeito pretendido. Isto é particularmente importante nas crianças, tendo que haver sempre a adaptação dos inaladores à idade das crianças.

- Conhecendo e evitando os fatores que provocam as suas crises.

- Recorrendo à consulta médica sempre que sentir que a sua asma não está controlada.

 

Lembre-se que controlar a Asma é possível. O lema é "vencer a Asma antes que a Asma o vença a si!"

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:09

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Maio 2017

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog