Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Uma em cada seis pessoas sofre de AVC durante a sua vida

por dicasdefarmaceutica, em 31.03.17

 

image_2017-03-31_14-04-59.jpeg

Para assinalar o Dia Nacional do Doente com AVC (Acidente Vascular Cerebral) a Bayer e a Associação Bate Bate Coração estão o hoje na Praça Luís de Camões, em Lisboa, para recolher assinaturas digitais para a campanha “Sign Against Stroke”.

 

O objetivo da "Sign Against Stroke" é angariar 1,7 milhões de assinaturas para tornar a prevenção do AVC uma prioridade para os governos a nível global.

 

 A campanha baseia-se em cinco advertências

- O diagnóstico precoce salva vidas.

- A melhoria do diagnóstico e do tratamento das pessoas com FA (Fibrilhação Auricular) pode prevenir AVC associados à FA e melhorar o prognóstico e o resultado final, caso o AVC ocorra;

- Melhorar os conhecimentos e as práticas dos profissionais de Saúde melhorará a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da FA e dos AVC;

- As tecnologias inovadoras que melhorem a prevenção, diagnóstico e tratamento das pessoas com FA ou em risco de AVC associado à FA, devem ser disponibilizadas, de forma apropriada, o mais rapidamente possível;

- A prevenção do AVC deve ser uma grande prioridade para os governos.

 

"O risco de AVC aumenta quase 500% em pessoas com Fibrilhação Auricular." Muitos AVC relacionados com a FA podem ser evitados. Uma das formas de detetar se alguém tem FA é a avaliação do pulso, que pode ser feita em qualquer local, de uma forma simples e económica.

 

Se quer ajudar nesta campanha, assine AQUI.

 

"Atualmente pode dizer-se que o AVC é prevenível e tratável. Previne-se corrigindo os fatores de risco e trata-se reconhecendo os seus sintomas."

Prevenir é adotar um estilo de vida saudável: exercício físico, alimentação equilibrada, dormir bem e não fumar estão no topo da lista dos cuidados a ter.

Saber "os seus números" (pulsação, tensão arterial, glicémia, colesterol, peso, altura, perímetro abdominal) é obrigatório e tentar mantê-los dentro da chamada "normalidade" será o ideal.

Reconhecer os sintomas (falta de força num braço, boca ao lado, dificuldade em falar) pode salvar vidas.

image_2017-03-31_13-59-00.png

É bom que todos estejamos conscientes disto para podermos atuar em tempo útil. Se isto é importante para todos os cidadãos, o rastreio dos fatores de risco pode e deve ser feito também nas nossas farmácias. A grande maioria delas já presta estes cuidados, cada vez mais importantes para a saúde e bem estar de toda a população.

 

Como eu li em qualquer lado, o AVC pode ser considerada uma "doença socialmente transmissível", por isso, vamos todos refletir sobre isto e agir em sociedade para a prevenir.  

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:29

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Março 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog