Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




TUR4all - Turismo acessível para todos

por dicasdefarmaceutica, em 01.03.18

033BF797-AD77-4F81-8516-D5089B6746EB.jpeg

Faz agora um ano, falei AQUI pela primeira vez na TUR4all. “Trata-se de uma plataforma que disponibiliza informação sobre as condições de acessibilidade nos diversos recursos turísticos como hotéis, monumentos e museus, nos transportes (adaptados), restaurantes com casas de banho adaptadas ou ementas em braille, entre outras situações”.

 

Esta plataforma já foi lançada e é da responsabilidade da Accessible Portugal, da Fundação Vodafone Portugal e do Turismo de Portugal.

 

Para determinado recurso turístico, a plataforma permite consultar toda a informação relevante sobre acessibilidades, nomeadamente:

- Entrada: estacionamento reservado, rampas de acesso, corrimãos de segurança e largura das portas;

- Circulação interior: circulação em cadeiras de rodas, iluminação, sinalética, características dos elevadores, número de degraus e altura, corrimões de segurança;

- Quartos adaptados: para limitações motoras, acessibilidade do percurso até ao quarto, largura e amplitude da porta, largura lateral de acesso à cama, altura da cama, fotografias e informação detalhada das instalações sanitárias;

- Área de restauração: altura do balcão de atendimento, informação sobre acessibilidade dos menus, serviço de mesa;

- Área exterior: informação sobre o tipo de pavimento e regularidade do mesmo;

- Serviços e equipamentos: visitas e atividades para pessoas com necessidades especiais, equipamentos específicos para deficiências auditivas e visuais, informação em escrita simplificada/LGP/braille, bem como nível de formação do staff para lidar com necessidades específicas.

 

A TUR4all Portugal disponibilizará aos turistas a possibilidade de programarem antecipadamente a sua viagem e poderem optar pelos locais que mais se adaptam às suas condições físicas. O turismo acessível é isto mesmo, todos poderem viajar e terem a possibilidade de escolher as suas viagens, consoante os seus gostos e as suas possibilidades.

As informações colocadas nesta plataforma são fidedignas, sempre validadas por peritos especialistas.

 

A plataforma está disponível através de um website, bem como de uma aplicação móvel gratuita, nesta fase, em android e, numa segunda fase para iOS.

Neste momento, a TUR4all está acessível em português, castelhano e inglês. Brevemente, os conteúdos também estarão disponíveis em alemão, francês, italiano e mandarim.

 

Trata-se de um projeto bom para todos, que permite que toda a gente tenha a possibilidade de viajar com qualidade e segurança. Uma limitação física não deveria limitar os nossos sonhos e a TUR4all vai ajudar a concretização de alguns deles!

Boas viagens para todos!

 

4DB306A6-D27F-48D5-BE22-F87E80FC78DA.jpeg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado às 19:46

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Março 2018

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog