Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




"Tudo o que é demais, cheira mal!"

por dicasdefarmaceutica, em 10.04.17

image_2017-04-09_14-53-03.jpeg

Já ouviu esta expressão? É verdade em quase tudo, e na saúde também. Vamos a três situações que nunca parecem demais, mas que também exigem algum equilíbrio e bom senso. São elas: alimentação, higiene e exercício físico.

 

1. Alimentação

Já em vários posts falei dos exageros e da terrível obsessão por uma "alimentação saudável". Ainda há dias partilhei no Facebook um artigo sobre este assunto (ver AQUI) e as opiniões são unânimes: equilíbrio é a palavra-chave.

Vou dar dois exemplos: o exagero no consumo de sementes e achar que a fruta se pode comer à vontade.

As sementes são importantes para o organismo, sobretudo devido à quantidade de fibras que contêm, mas não somos "pássaros" e não devemos abusar pois, quando consumidas em excesso, pode causar mal-estar, como flatulência ou até mesmo oclusão intestinal (nos casos mais graves). Normalmente, uma ou duas colheres de sementes por dia são suficientes, havendo sempre necessidade de saber se quem as consome não tem problemas intestinais.

A fruta? Vem o verão e as mesas enchem-se de frutas apetitosas. A fruta é um excelente alimento, rico em vitaminas, fibra, antioxidantes e frutose (açúcar da fruta). O problema é que a frutose, quando consumida em excesso, é transformado em gordura (pelo fígado)  e armazena-se, sobretudo, na região abdominal. Se a pessoa tiver problemas intestinais, por exemplo, a frutose não é eliminada e pode até causar obstrução das artérias. Pode também alterar o equilíbrio dos eletrólitos, sobrecarregando os rins. Existem algumas frutas que têm mais açúcar do que outras, mas o ideal é sempre não exagerar e ter como regra, comer cerca de cinco porções diárias de fruta e legumes...aí está o equilíbrio. Não é por ser fruta que se pode encher uma taça de uvas ou melão e comer até "encher o bandulho".

 

2. Higiene

Agora é que é pior: será que higiene a mais também pode fazer mal? E não é que faz mesmo? Vou também falar de mais dois exemplos: os chamados sabonetes antibacterianos e escovar os dentes com força para tirar melhor a sujidade acumulada.

Os sabonetes antibacterianos não devem ser usados diariamente porque, além de afastarem as bactérias más, também afastam as boas, muitas delas necessárias para o equilíbrio da flora normal da pele. Estes sabonetes e geles de lavagem devem ser aconselhados apenas a quem trabalha nas áreas da saúde e a quem viaja para destinos com deficientes condições sanitárias.

Relativamente aos dentes, lavar "com toda a força" e com escovas rijas, pode provocar desgaste dentário, hemorragia gengival e, ainda por cima, não ficam mais bem lavados por isso. O ideal é usar uma escova de cerdas suaves, uma pasta pouco abrasiva, não fazer força durante a lavagem e também não vale a pena usar muita pasta. O tempo médio de escovagem recomendado é de dois minutos.

 

3. Exercício físico

O exercício físico passou a ser "receita" de todas as especialidades médicas e, segundo a minha opinião, muito bem: "Mexa-se pela sua saúde!"

Mesmo assim, também este, só é saudável se a sua prática for controlada e adaptada a cada pessoa. Estudos recentes apontam, por exemplo, para maior risco cardíaco para quem faz ultramaratonas. Andar e correr faz muito bem, mas com moderação, adaptado à idade e à condição física.

Normalmente, aconselha-se um treino de 45 a 60 minutos para quem treina duas a três vezes por semana; já quem o faz todos os dias, é melhor reduzir para 20 ou 30 minutos. Claro que isto depende de caso para caso, mas a "moda" do exercício físico pode não dar bom resultado, quando é feito sem nenhum controle.

 

Como já dizia a minha avó: "Tudo o que é demais, cheira mal!"

- Coma de forma saudável e equilibrada! Coma (quase) de tudo em pequenas quantidades!

- Tome banho todos os dias, mas deixe-se de querer tirar todas as bactérias do seu corpo!

- Faça exercício físico de forma moderada e divertida! Mexa-se todos os dias e a sua saúde agradece!

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:44

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Abril 2017

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Pesquisar

  Pesquisar no Blog