Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




"Ter saúde é um caso sério e dá muito trabalho!"

por dicasdefarmaceutica, em 15.04.17

image_2017-03-02_22-17-25.jpeg

 

Conhecem a Inominável? É uma revista on-line feita por bloggers, com artigos muito variados e que é um prazer para quem gosta de se deliciar com umas boas leituras. Convidaram-me para ser parceira desta revista e brindei-os com este primeiro artigo, que partilho hoje convosco:

 

Pois é, estar doente é péssimo, mas ter saúde é um caso sério! Quem está doente, segue os conselhos do médico e dos outros profissionais de saúde, mas quem está saudável, tem que se manter assim e isso é difícil e dá muito trabalho!

 

Parece que há uns com mais sorte do que outros e vivem até bem velhinhos sem grandes problemas de saúde; outros há, que nascem já frágeis e parece que, em termos de saúde, todas as doenças lhes são mais próximas. Será obra do acaso? 

Na realidade, a carga genética tem um grande peso na nossa vida e na nossa saúde. Por isso mesmo, prevenir o que aí pode vir, é a chave de sucesso para uma vida saudável.

 

Vamos então a umas dicas do que podemos fazer para manter a nossa saúde. Todas estas 12 dicas devem ser contemplados na nossa agenda anual, sem desculpas para faltas, pois qualquer delas é prioridade marcada com estrelinha, no tal dia do mês.

 

Ter saúde é:

 

1 - Comer bem

A educação alimentar é primordial para ter uma vida saudável. Felizmente, as pessoas estão mais conscientes da importância de fazerem escolhas alimentares equilibradas e saudáveis, privilegiando o consumo de legumes e frutas e reduzindo o consumo de açúcares, sal e gorduras.

A ligação entre a alimentação e as doenças está muito bem documentada e sabemos que o que comemos tem um impacto muito grande na forma como nos sentimos. Comer bem pode dar trabalho, mas é um grande investimento em termos de saúde e bem-estar.

 

2 - Fazer exercício físico

Fazer exercício na dose certa é uma receita de todas as especialidades médicas. Para prevenir doenças, já não restam dúvidas, é necessário exercício físico regular.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de atividade física por semana para os adultos e 60 minutos por dia para as crianças e jovens. 

 

3 - Dormir bem

Quase um terço da população europeia tem problemas de sono. Dormir, em quantidade e com qualidade, é essencial para a saúde.

Os distúrbios de sono preocupam muitas áreas da medicina. Podemos falar de distúrbios de sono em quantidade (número de horas) ou em qualidade. Em quantidade, referimo-nos às insónias (número de horas a menos) e à hipersonolência ( número de horas a mais). Quanto à qualidade, falamos muito da apneia obstrutiva do sono, mas também do sindroma das pernas inquietas e da noctúria (vontade de urinar à noite).

É fundamental sabermos como vai o nosso sono!

 

4 - Estar atento aos sintomas

Cada pessoa deve conhecer muito bem o seu organismo e estar sempre atento a todas as alterações que possam aparecer. Estar atento aos primeiros sinais, pode ser a chave de sucesso de uma cura que, alongada no tempo, poderia não ser bem sucedida. 

Todos nós sabemos a importância que o "olhar atento" pode ter, por exemplo, para a deteção precoce de determinadas doenças, como o cancro.

 

5 - Fazer consultas de rotina

Esta dica vem muito na sequência da anterior, pois não basta estar atento aos sintomas, há que reportar aos especialistas (médicos) tudo o que de estranho (ou não!) vai aparecendo no nosso corpo.

As consultas de rotina, sejam de clínica geral, de dentista ou de outra qualquer especialidade, devem estar contempladas na agenda como outro qualquer compromisso.

 

6 - Não faltar aos rastreios

Isto é particularmente importante a partir de determinada idade e existem alguns rastreios que deveriam mesmo ser obrigatórios, como o do cancro colo-retal (homens e mulheres), o do cancro da mama (mulheres) e o do cancro do colo do útero (mulheres).

Aqui está mais uma dica que ocupa parte de um dia, por ano ou de dois em dois anos, e pode salvar uma vida.

 

 7 - Não fumar

Para quem fuma, este assunto é mesmo um caso sério e parar com ele pode dar muito trabalho. 

O tabaco é considerado pela Organização Mundial da Saúde, a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Os números não enganam e mostram que 20 por cento dos fumadores têm cancro do pulmão. Além disso, o tabagismo é também um dos grande fatores de risco cardiovascular. Vamos parar com este vício, para bem de todos!

 

8 - Limitar o consumo de bebidas alcoólicas

Portugal é o segundo país da União Europeia onde mais se bebe. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o álcool está no top 5 dos factores de risco de morte ou doença.

Por tudo isto, é bom limitar as bebidas aos dias das jantaradas e das festas, desde que a nossa vida não seja só festas!

 

9 - Manter um peso saudável

Existe uma relação clara entre o excesso de peso e determinadas doenças.

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública mundiais e há até quem lhe chame a "epidemia do século XXI".

É importante sabermos quais os nossos números, em termos de saúde. Saber qual o IMC (Índice de Massa Corporal) e qual a medida do perímetro abdominal, é fundamental para avaliarmos o nosso bem-estar e tentarmos manter um peso saudável.

 

10 - Vacinar as crianças e fazer as vacinas recomendadas nas várias ocasiões

Como dizia Nelson Mandela, "através da vacinação milhões de crianças foram salvas e tiveram a possibilidade de viverem com mais saúde, mais tempo e melhor, uma vez que foram maiores as hipóteses para aprender, brincar, ler e escrever, sem sofrimento."

Através da vacinação já foram erradicadas muitas doenças no mundo e através dela também são salvas muitas vidas todos os anos. Não podemos hesitar e temos todos que seguir à risca os planos de vacinação. Felizmente, neste campo, Portugal está no bom caminho.

 

11 - Evitar a exposição excessiva ao sol

Aproveitar o sol é tão bom, mas não há dúvidas: temos que nos proteger dos raios solares, pois podem causar danos irreversíveis na nossa saúde.

Na praia, no desporto, no passeio ou no trabalho, quando estamos ao ar livre, a proteção e o uso de protetor solar são fundamentais. O cancro de pele é mesmo um caso muito sério!

 

12 - Rodear-se de Amigos e ser Feliz!

Esta é a dica que eu mais gosto, mas também ela é um caso sério e dá muito trabalho.

 

 

                 Boa Páscoa para todos os leitores das "Dicas de Farmacêutica"! 

image_2017-04-15_14-59-09.jpeg

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:58

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Abril 2017

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Pesquisar

  Pesquisar no Blog