Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




image_2017-03-16_10-57-34.jpeg

Estou sempre a repetir-me (como dizem os meus filhos...), mas para uma vida com qualidade, existem três pilares fundamentais: alimentação, exercício físico e sono.

 

Hoje é o Dia Mundial do Sono e, por isso, vamos falar sobre ele. Sabiam que existem mais de 100 doenças que podem estar relacionadas com o sono? E que a grande maioria delas poderá ser prevenida ou tratada? 

 

Dormir não é perder tempo, pois o sono é fundamental para a memória, para a capacidade de aprendizagem e para concentração. Se dormirmos bem, teremos uma maior produtividade e rendimento, tanto na vida pessoal, como profissional e, por isso mesmo, aproveitaremos melhor a vida.

O sono possui uma função biológica crucial e a falta de sono pode conduzir a várias doenças, como a hipertensão arterial, o aumento do risco de enfarte e de Acidente Vascular Cerebral (AVC), a diabetes e muitas outras.

 

Os problemas de sono são uma epidemia global que ameaça a saúde e a qualidade de vida de mais de 45 % da população. Em Portugal, cerca de 60% dos portugueses sofrem de doenças do sono, mas acham que não é nada, e não procuram  ajuda.

 

Eu estou para aqui a falar, mas também não tenho um sono de muita qualidade. A diferença é que fui a várias consultas, fiz exames, sei o que tenho (apneia de posição), mas não tenho sido "bem comportada" e não faço o que o médico me aconselhou. Aliás, até me zanguei um bocadinho com ele, porque acha que tudo o que tenho está relacionado com dormir mal...será? Hoje é dia para reflectir sobre isto.

 

Para alertar a população acerca deste problema, a Associação Portuguesa do Sono (APS) junta-se às comemorações do Dia Mundial do Sono, com a campanha “Durma Bem, Disfrute a Vida”.

 

image_2017-03-16_11-07-21.jpeg

 

Para saber mais sobre esta campanha, veja AQUI o Facebook da Associação Portuguesa do Sono.

 

Se sabe que dorme mal, em quantidade e em qualidade, faça alguma coisa para mudar esse estado! Se não conseguir sozinho, com aquelas medidas básicas (dormir sete a nove horas por noite, não usar aparelhos tecnológicos antes de ir para a cama, não beber café a partir de determinada hora, etc...), peça ajuda ao médico! Lembre-se que a grande maioria dos problemas de sono podem ser tratados!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:44

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Março 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog