Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Rastreios gratuitos ao cancro do intestino

por dicasdefarmaceutica, em 07.03.17

image_2017-03-06_18-58-32.png

As Farmácias Holon e a Europacolon Portugal promovem, pelo 4º ano consecutivo, uma campanha de sensibilização para o cancro colorretal, uma doença que ainda é responsável pela morte de 11 portugueses todos os dias.

 

Quando detetado numa fase precoce, este tipo de cancro tem cura em 90 por cento dos casos, daí a importância destes rastreios. A doença é, muitas vezes, silenciosa e, por isso mesmo, pode passar despercebida, sem sintomas, durante alguns anos.

 

O método de rastreio utilizado nestes rastreios feitos nas farmácias é a pesquisa de sangue oculto nas fezes (PSOF). Este método permite identificar precocemente a presença de um tumor ou de pólipos no intestino e o encaminhamento imediato da pessoa para exames complementares de diagnóstico, como a colonoscopia.

 

Este rastreio é dirigido à população em geral e tem em consideração os seguintes critérios de inclusão:

- Idade compreendida entre os 50 e os 74 anos;
- Não realizou PSOF no último ano ou colonoscopia nos últimos 5 anos;
- Sem sintomas relevantes;
- Sem ligações hereditárias de primeiro grau a doentes de cancro colorretal;
- Sem história pessoal anterior de cancro;
- Sem diagnóstico prévio de pólipos colorretais ou doenças inflamatórias do intestino (doença de Crohn ou colite ulcerosa).

 

A par do rastreio, a Europacolon Portugal promove ainda, nas Farmácias Holon, um peditório público, cujo objetivo é a angariação de fundos para o desenvolvimento da sua missão, nomeadamente ações de sensibilização enquadradas na prevenção e apoio aos pacientes e familiares de cancro digestivo.

 

Se tem entre 50 e 74 anos e se inclui nos critérios que referi, dirija-se a uma farmácia Holon durante os meses de março e abril. Veja AQUI a lista de farmácias aderentes.

 

O diagnóstico precoce do cancro do intestino pode salvar a sua vida!

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:31

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Março 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog