Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Rastreio gratuito ao Melanoma

por dicasdefarmaceutica, em 16.05.17

image_2017-05-15_13-56-27.jpeg

 

No âmbito do Dia do Euromelanoma, que se assinala amanhã, dia 17 de maio, o Hospital Lusíadas de Lisboa vai realizar rastreios gratuitos à pele no dia 19 de maio, entre as 9h00 e as 15h30, no edifício II do Hospital. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população para a importância do diagnóstico precoce do tipo de cancro cutâneo mais grave.

 

Amanhã também serão realizados vários rastreios em várias unidades do país. Procure aquele que lhe ficar mais próximo!

 

Sinais pretos que surgem pela primeira vez ou que se alteram com o tempo, assim como a sua assimetria, o bordo irregular e o facto de terem mais de uma cor e um diâmetro superior a seis milímetros, são algumas das características para os quais as pessoas devem estar alerta e que justificam uma consulta com o médico dermatologista. Lembre-se que neste tipo de cancro, na maioria dos casos, a observação clínica em consulta, é suficiente para detetar o problema de uma forma precoce, o que vai contribuir para o sucesso do tratamento.

 

Este tipo de cancro está a aumentar nos adultos mais jovens, devido à falta de cuidados na adolescência. Hoje, que vão estar 30 graus, começamos a ver os grupos de jovens, muitos deles ainda de mochila às costas, a dirigirem-se para a praia  para apanharem os primeiros raios de sol e ficarem com aquele bronze de fazer inveja aos amigos. E o protetor? "Ah, esqueci-me...ainda nem o comprei..." E ir para a praia à hora do almoço? "Ah, é só hoje..."

 

A exposição solar nas horas de maior perigo é a grande preocupação dos especialistas. Muita gente, em especial os adolescentes, não respeitam os cuidados com a exposição solar e os resultados estão aí. Todos os anos são diagnosticados melanomas nestas camadas mais jovens.

 

De acordo com os especialistas, uma em cada cinco pessoas vai ter um melanoma ao longo da vida. O diagnóstico precoce é fundamental, pois este cancro tem cura.

 

Uma dica: "abra bem os olhos" e observe a pele dos que vivem consigo! Se encontrar algo que lhe pareça suspeito, não hesite e vá ao dermatologista! Os familiares são os observadores mais atentos e que podem alertar para o problema. Observe a pele dos seus filhos (adolescentes e jovens adultos), mesmo que lhe pareça que ainda são muito jovens para terem estes problemas!

Lembre-se que o diagnóstico precoce salva a vida de muitas pessoas com melanoma! 

 

Para saber mais sobre o melanoma, veja AQUI alguns posts do ano passado!
 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:14

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Maio 2017

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog