Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Porquê tomar suplemento de Selénio?

por dicasdefarmaceutica, em 24.02.17

image_2017-02-23_12-33-50.jpeg

 

O selénio é um mineral que existe na natureza, no solo e nos alimentos.

Quando falamos de alimentos ricos em selénio, lembramo-nos da propaganda à castanha do Brasil, mas este micronutriente existe também nalguns peixes (atum, bacalhau, salmão), carnes (vaca, frango, perú), nalguns cereais (integrais) e nos frutos secos.

A quantidade de selénio nestes alimentos varia de acordo com a maior ou menor concentração deste micronutriente nos solos, pois é nestes solos que são cultivados os cereais e são também estes solos que servem de pasto aos animais utilizados na nossa alimentação. O problema está aqui, pois os solos agrícolas europeus têm baixos níveis de selénio. Como consequência, a população Europeia consome quantidades insuficientes deste mineral.

 

Estudos vários mostram que uma ingestão diária de 100 µg é adequada, contudo a maioria dos Europeus consome cerca de metade dessa dose. Apesar de ser necessário em pequenas doses, o selénio é indispensável à saúde do organismo, uma vez que é constituinte de algumas proteínas com funções importantes, nomeadamente antioxidantes, funções do sistema imunitário e funções na regulação de glândulas, como a tiróide.

Por tudo isto, pessoas com deficiência de selénio, têm as defesas mais em baixo e sentem um estado de fadiga constante.

 

Esta deficiência pode ter um impacto particularmente negativo num grupo de pessoas que apresente uma redução na capacidade de absorver micronutrientes (os intolerantes ao glúten) e também naquelas pessoas que seguem à risca uma alimentação biológica (muito na moda).

 

Existem várias alternativas de suplementos no mercado, mas destaco aqui o BioActivo Selénio+Zinco da Pharma Nord,  cuja composição me parece muito equilibrada.

 

image_2017-02-23_18-13-36.jpeg 

Além de colmatar as necessidades diárias de selénio, o BioActivo Selénio + Zinco tem outros benefícios para a nossa saúde: protecção do sistema imunitário, acção contra o stress oxidativo, queda do cabelo e unhas, etc...

 

Convém lembrar que os suplementos da gama BioActivo são isentos de glúten!
Esta informação pode ser confirmada pela Associação Portuguesa de Celíacos (APC).

 

Antes de tomar qualquer suplemento, fale com o seu médico ou farmacêutico e lembre-se que uma alimentação equilibrada é a "chave do sucesso" da sua saúde!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:05

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Fevereiro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728

Pesquisar

  Pesquisar no Blog