Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Os 3 Alimentos Top para o Inverno

por dicasdefarmaceutica, em 10.01.17

image_2017-01-10_09-03-59.jpeg

Vem o Inverno e as frutas e vegetais parecen ser menos atrativos nesta época do ano. Contudo, sobretudo com o frio, o cuidado com a alimentação deve ser crucial e manter a diversidade alimentar é muito importante para afastar as temíveis gripes e constipações.

 

Se a alimentação for variada e com produtos frescos, o nosso sistema imunitário irá agradecer, sendo regulado e estimulado de forma mais eficaz. Todos sabemos que as dietas mal conduzidas debilitam fortemente o sistema imunitário e todo o organismo pode sofrer com isso. Se o sistema imunitário estiver fragilizado, será muito mais fácil apanhar os vírus e bactérias que se "passeiam" por aí nesta época do ano.

 

Assim, deixo-vos aqui a minha escola de 3 Alimentos Top do Inverno e que por isso, são os meus preferidos nesta época do ano:

 

1 - Citrinos e Kiwi

                                        image_2017-01-10_09-46-16.jpeg  

Laranjas, tangerinas, clementinas, limões, kiwis, tudo fontes de vitamina C e antioxidantes tão importante para reforçar as nossas defesas. O kiwi é sem dúvida o meu preferido, pois além da ser o "rei da vitamina C", ajuda o trânsito intestinal e é o meu primeiro alimento do dia. 

Os restantes citrinos podem ser comidos ao longo do dia, não descartando a possibilidade dos sumos. Muita gente diz que beber um sumo não é a mesma coisa, mas o que podemos perder é em fibras, pois as vitaminas mantêm-se quando a fruta é espremida. O sumo deve ser feito na hora de consumir, de forma a evitar a oxidação dos elementos ao ar.

 

2 - Sopas                    

image_2017-01-10_09-49-55.jpeg

Nada melhor do que uma sopa para nos aquecer e para preparar o estômago para receber o que vier a seguir. Acho que gosto de todas, passadas, sem ser passadas, com mais ou menos legumes, é sem dúvida o meu prato de eleição desta época do ano.

Habituem-se a ter sopa feita, pois será a maior fonte de nutrientes protetores, dada a possibilidade de conter uma enorme variedade de legumes de todas as cores, benéficos para proteger o nosso organismo e ajudar também no reforço das nossas defesas.

 

3 - Chás e Infusões

                                        image_2017-01-10_09-52-12.jpeg

Toda a hora é boa para um chá ou uma infusão: ao pequeno almoço com a torradinha, a meio da manhã só para aquecer e hidratar e então ao lanche, nada sabe melhor do que o requintado "chá das 5"!

Esta bebida, tão vezes milagrosa, além de nos ajudar a aquecer, hidrata e contribui para uma maior fluidez das secreções, ajudando a expulsar os microrganismos indesejáveis próprios do inverno.

E a infusão ou o famoso carioca de limão antes de ir dormir? Já vi muita gente acordar recomposto de uma suposta constipação só com a "mesinha" da noite.

 

Ficam aqui estas 3 dicas, coisas muito fáceis de ter em casa e fundamentais para ajudar a ter um inverno com mais saúde.

 

Coma bem e variado! Privilegie as frutas e os legumes!

Aqueça-se e hidrate-se! 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:01

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Janeiro 2017

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog