Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




O Sol brilha em todos os lugares. Proteja-se!

por dicasdefarmaceutica, em 04.05.16

image.jpeg

Assisti hoje a uma Conferência de Imprensa, organizado pela Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC). Esta Associação celebra este ano 31 anos de existência, dedicados à prevenção, diagnóstico e tratamento destes Cancros. E falo de Cancros (no plural) porque são vários os Cancros de Pele (Carcinoma basocelular, Carcinoma espinocelular e Melanoma).

 

Nesta Conferência foram referidos dados das campanhas de 2015 e de iniciativas para 2016.

A incidência dos vários tipos de Cancros da Pele tem vindo a aumentar em todo o Mundo estimando-se que em Portugal, em 2016, serão diagnosticados mais de 12.000 novos casos de Cancros da Pele e cerca de 1.000 serão novos casos de Melanoma, a forma mais grave dos Cancros de Pele.

 

Faziam parte da mesa de palestrantes, representantes da APCC (Osvaldo Correia e António Picoto), da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (Isabel Viana), o Diretor Geral de Saúde (Francisco George) e o Secretário de Estado Adjunto da Saúde (Fernando Araújo).

image.jpeg

Estavam também presentes duas pessoas que deram o seu testemunho como pacientes que tiveram Cancro de Pele.

 

Durante esta semana e até ao dia 11 de Maio (DIA DOS CANCROS DA PELE, DIA DO EUROMELANOMA), farei vários posts com este tema, na tentativa de esclarecer os vários pontos que me parecem mais importantes na prevenção desta doença que, apesar de poder matar, pode ser evitada e é tratável, quando diagnosticada numa fase precoce.

 

Vamos começar pela frase em destaque no cartaz de 2016: "O Sol não brilha apenas na praia, ele segue-te para todos os lugares."

Esta frase é a chave da proteção porque, quando falamos dos danos causados pelo Sol, pensamos logo na praia mas, na realidade, o Sol não brilha apenas à beira mar. Na praia, no desporto, no passeio ou no trabalho, quando estamos ao ar livre, os cuidados em relação à exposição solar, devem ser redobrados:

- Sempre que possível, escolher o início e o final do dia para a execução das tarefas ao ar livre.

- Usar sempre chapéu (preferencialmente de abas largas), óculos escuros e vestuário adequado que proteja o pescoço, decote, braços e pernas. Não esquecer que para tecidos porosos, as cores escuras protegem mais dos UV.

- Na pele exposta, utilizar sempre protetor solar, de índice de proteção elevado (SPF superior ou igual a 30), não esquecendo a sua constante renovação (de 2 em 2 horas).

 

Um hábito importante e que é uma excelente ferramenta na prevenção, é consultar o site do Instituto Português do Mar e Atmosfera, não só para ver se estão temperaturas elevadas, mas também para verificar o nível previsto de ultravioleta (UV).

Nestes meses de Maio e Junho os índices de UV já costumam estar bastante elevados, mesmo sem temperaturas muito elevadas. Vejam, por exemplo, com está o dia de hoje nas várias regiões do país:

image.jpeg

image.jpeg

São várias as regiões do país que já apresentam um índice muito alto de UV (8). A proteção é fundamental. Vamos aproveitar o sol e o país que temos, a cuidar da nossa saúde de uma forma responsável!

 

Esteja atento aos próximos posts e fique a saber como prevenir e detetar os Cancros de Pele!

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:05

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Maio 2016

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog