Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O papel do farmacêutico na Saúde Sexual dos portugueses

por dicasdefarmaceutica, em 04.09.17

image_2017-08-31_17-57-05.jpeg

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Saúde Sexual. Qual o papel dos farmacêuticos neste ramo da saúde tão importante?

 

Quando se fala de Saúde Sexual, está sempre presente a contraceção e neste campo,  todos nós, farmacêuticos, temos um papel primordial. Na maior parte das vezes, é na farmácia que são feitas as primeiras perguntas sobre determinado método e são tiradas todas as dúvidas.

Seja pelo medo de uma gravidez indesejada, pelo medo de apanhar alguma doença sexualmente transmissível ou mesmo pelo simples facto de não estar a fazer bem qualquer coisa, a insegurança é uma constante quando falamos de contraceção.

 

Qual o papel do farmacêutico na contracepção?

- Estudar muito bem todos os métodos contracetivos disponíveis.

- Quando vende um contraceptivo, questionar se é a primeira vez que a/o utente o está a utilizar e tirar todas as dúvidas sobre o mesmo.

- Realçar que só um uso correto e regular de contraceção permite reduzir o risco de falha do método.

- Solicitar à utente que reporte qualquer situação não habitual que surja.

- Saber encaminhar para o médico, quando é caso disso.

 - Sem tabus e se for caso disso, informar que caso haja uma falha, existe ainda a possibilidade de fazer contraceção de emergência, para evitar uma gravidez não desejada. Este é um assunto em que o papel do farmacêutico é muito importante. Aconselho a leitura de um post que já fiz sobre este assunto (ver AQUI).

- Colaborar com as entidades locais na formação dos mais novos no tema "Saúde Sexual".

- Em resumo, assegurar uma utilização cada vez mais correta, segura e eficaz dos métodos contracetivos.

 

Em termos de Saúde Sexual, também a disfunção erétil é assunto diário nas nossas farmácias. A farmácia é aquele espaço sem barreiras, que tira as dúvidas e dá conselhos sobre estes assuntos, considerados quase "secretos" para tanta gente. É bom frisarmos que faz parte da Saúde Sexual, ter uma vida sexual ativa e a disfunção erétil é um problema de saúde que, como todos os outros, deve ser resolvido.

A disfunção erétil pode aparecer em qualquer fase da vida e pode dever-se a vários fatores: cansaço, stress, hábitos tabágicos, medicação, desiquilíbrios hormonais, etc...

Consoante a causa, também aqui o farmacêutico pode ajudar e ter um papel ativo, seja explicando ao utente a necessidade de alterar alguns hábitos, seja aconselhando algum suplemento ou a ida a uma consulta médica para administração de medicação específica.

Também é fundamental, o acompanhamento do tratamento prescrito pois, muitas vezes, não é na primeira nem na segunda tentativa, que se vê o sucesso da terapêutica instituída.

 

Para finalizar, é sempre bom lembrar que a saúde sexual e reprodutiva diz respeito tanto a homens como a mulheres!

"As normas de direitos humanos obrigam os Estados a respeitar, proteger e concretizar o direito à saúde sexual e reprodutiva, bem como assegurar que os cidadãos têm a oportunidade de participar ativamente no desenvolvimento de políticas de saúde e a tomar decisões individuais - nomeadamente, determinar se e quando ter filhos, bem como proteger o direito de todos à saúde sexual e reprodutiva, assegurando a não violência nos relacionamentos e proporcionar informação e educação aos mais jovens."

 

Se tem dúvidas, não hesite, fale com o seu farmacêutico!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:30

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


1 comentário

Sem imagem de perfil

De manuel costa a 05.09.2017 às 20:58

Viva. Este Blog revela-se excelente no alerta a todos para os cuidados a ter com a saude.
Faço aqui uma chamada de atenção à situação dos ovos contaminados no mercado.

https://producaoindustrialblog.com/2017/09/05/ovos-contaminados-com-fipronil-2/

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Setembro 2017

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog