Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Nobel da Medicina vai para o Japonês Yoshinori Ohsumi

por dicasdefarmaceutica, em 04.10.16

image_2016-10-04_16-16-44.jpeg

E o Prémio Nobel da Medicina foi para mais um japonês, desta vez pela ajuda dada à compreensão do processo designado por autofagia.

 

Mas afinal, o que é a autofagia? Trata-se de um processo celular já descoberto há muitos anos, também designado de autofagocitose, que dá origem à degradação de componentes da própria célula. Podemos dizer que tem a ver com a forma como as células reciclam o seu conteúdo. Este termo (autofagia) vem do grego e significa "comer-se a si mesmo".

 

Porque é que este processo é tão importante? A autofagia ajuda o corpo a destruir ou a reciclar os componentes celulares não desejados. Quando os vírus ou bactérias, por exemplo, invadem as células, elas destroem-nos através deste processo. Isto pode ser aproveitado para combater doenças como o cancro, doenças imunológicas, doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e outras.

 

Foi este senhor japonês que encontrou um método para identificar e caracterizar os genes fundamentais para a autofagia. Mostrou que este processo é controlado por várias proteínas e que cada uma delas regula uma fase distinta do processo.

Parece muito simples, mas na realidade, ainda há muito a investigar até "colher os frutos" desta descoberta. Este Prémio Nobel revela que estamos cada vez mais perto de "desvendar os segredos" da autofagia. Quando tal acontecer, o tratamento de muitas doenças poderá ser alterado e a cura de muitas delas será uma realidade.

 

Como referiu a investigadora do Porto, Rquel Lima, que já há alguns anos estuda a relação entre a autofagia e o cancro, "sabendo de que modo as alterações na autofagia se associam a determinada doença e compreendendo como a autofagia é regulada, será possível desenvolver novas estratégias e fármacos que permitam melhorar o tratamento de muitas doenças".

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:53

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Outubro 2016

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog