Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Medicamentos Retrovíricos nas Farmácias

por dicasdefarmaceutica, em 02.12.16

image_2016-12-02_16-53-50.jpeg

A partir deste mês, a medicação para o VIH vai ser disponibilizada nalgumas farmácias comunitárias. O projeto piloto avança em 237 farmácias. A colaboração dos doentes é voluntária e as farmácias aderentes não recebem nenhuma contrapartida do Estado.

 

O projeto começou com alguns doentes do Hospital Curry Cabral, em Lisboa. Estes doentes já não necessitam de se deslocar ao hospital para levantar a medicação, podendo fazê-lo, de uma forma gratuita, na farmácia da sua conveniência.

 

Não faz qualquer sentido que os doentes tenham de fazer dezenas, às vezes centenas, de quilómetros para acederem à medicação. Tudo a correr bem, serão muitos os doentes que vão beneficiar de mais este serviço presente nas nossas farmácias.

 

Já há alguns meses, a Ordem dos Farmacêuticos deu formação aos farmacêuticos que participam neste projeto piloto, certificando-os com as competências necessárias à prestação deste serviço.

 

Ontem assinalou-se o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA. Neste momento, um doente com SIDA é considerado um doente crónico, sendo este apoio das nossas farmácias mais uma ajuda preciosa para o sucesso do tratamento.

 

Falando agora de prevenção, a troca de seringas continuará a ser feita nas farmácias mas, como a farmácia não pode fazer todos os serviços de forma gratuita, receberá por cada kit dispensado em troca de seringas usadas, o montante de 2,40€.

Está provado que a troca de seringas é uma das medidas com mais impacto na redução de novas infeções pelo VIH.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:34

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Dezembro 2016

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog