Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Está na hora de lavar os dentes

por dicasdefarmaceutica, em 02.06.14

A higiene oral é a principal medida de prevenção das doenças dentárias. Ao ler as notícias reparamos que, em Portugal, os estudos feitos nesta área revelam números assustadores:
• Mais de 20% dos adolescentes não lava os dentes diariamente.
• 13% Nunca foi ao dentista
• Mais de 40% dos que já foram ao dentista foram motivados por dor e problemas dentários.
• Só 4% usam fio dental.

ESCOVAGEM:
A finalidade da escovagem é a remoção da placa bacteriana e os restos alimentares e ainda massajar as gengivas para as tonificar.
O escovar os dentes tem que se um hábito e deve ser feito com tempo. O fator mais importante durante a escovagem é que todas as superfícies dentárias sejam contempladas durante cada sessão de limpeza. A maioria das pessoas concentra a escovagem na parte externa dos dentes, esquecendo-se frequentemente da interna.

Não existem regras rígidas sobre a frequência de escovagem dos dentes, sendo a eficiência da escovagem muito mais importante do que a sua frequência. Idealmente, os dentes devem ser lavados após as principais refeições, o que se torna um pouco difícil na vida atual. A escovagem duas vezes ao dia, de manhã e à noite, já é considerada razoável. A escovagem antes de deitar é a mais importante, pois durante a noite o fluxo salivar está diminuído e por isso, os dentes estão menos protegidos.

Face à enorme variedade de escovas existentes no mercado, o farmacêutico deve ser capaz de aconselhar qual a escova que melhor se adapta às características do utente, com exceção de pessoas com patologias buco-dentárias que requerem o conselho especializado do dentista ou do higienista oral. As escovas macias ou médias são sempre a melhor opção.
É aconselhável mudar de escova de três em três meses ou antes, se os filamentos se deformam ou caem.
Algumas pessoas preferem as escovas elétricas , que imitam os movimentos de uma escovagem normal.

FIO DENTÁRIO
O uso do fio dentário é o método mais recomendado para a limpeza dos espaços interdentais e deve ser uma prática comum. Existem vários métodos e várias alternativas. Eu prefiro sempre os instrumentos de ajuda, como o "easy flossers" da Gum; o importante é habituarmo-nos a fazer este gesto diário antes da escovagem.


Num próximo post, voltarei a falar de higiene oral, relativamente aos produtos utilizados, nomeadamente pastas e colutórios.

publicado às 19:03

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Junho 2014

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog