Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Efeitos positivos das árvores na nossa saúde

por dicasdefarmaceutica, em 13.01.17

image_2017-01-13_13-55-09.jpeg

Hoje vou fazer este post para todos aqueles que, por um motivo ou por outro, se insurgem contra determinada árvore e resolvem abatê-la. É bom refletir sobre este assunto antes de tomar uma decisão drástica como esta de matar esta "fonte de saúde".

 

Estudos feitos em todo o mundo demonstram que as árvores têm efeitos positivos para a nossa saúde. Vamos a alguns exemplos:

 

1. Diminuem as doenças respiratórias

As árvores limpam e humidificam o ar, o que ajuda ao menor número de doenças respiratórias nas pessoas que vivem em zonas mais arborizadas. Quem não vive nessas zonas, terá que procurar jardins com muitas árvores para fazer os seus passeios.

Como todos aprendemos na escola, durante a fotossíntese, as árvores libertam oxigénio, tão importante para a saúde das nossas vias respiratórias e dos nossos pulmões.

 

2. Diminuem as doenças causados por poluentes ambientais

Sabia que uma árvore pode absorver até 1,4Kg de poluentes ambientais? Elas atuam como uma filtro natural para poluentes como o óxido de chumbo, o óxido de mercúrio ou o monóxido de carbono. O ar mais limpo é essencial para a nossa saúde.

 

3. Diminuem a incidência de cancro de pele

A sombra que as árvores promovem protege-nos dos raios solares, que podem provocar cancro de pele. Nas longas avenidas das cidades esta proteção é muito importante pois, sem ser no contexto de praia, muita gente esquece-se de colocar protetor solar.

 

4. Diminuem a depressão e o stress

Não é novidade que a natureza acalma e tranquiliza as pessoas. Quem vive em regiões mais próximas de espaços verdes e por isso com mais árvores, tem mais qualidade de vida, sofrendo menos de stress e depressão. Muitas vezes, faz parte da terapia e da "receita médica", um passeio diário perto de uma zona arborizada. 

 

5. Diminuem a dificuldade em adormecer

Isto é particularmente importante nos países mais quentes e no verão. Temperaturas muito elevadas provocam frequentemente um sono de pior qualidade e as árvores são essenciais para tornar o ambiente mais fresquinho.

 

6. As árvores diminuem os problemas auditivos

Falamos de problemas auditivos provocados pela poluição sonora, pois as árvores funcionam como "esponjas" que absorvem o barulho.

 

Estes são só alguns exemplos dos benefícios que as árvores podem ter para o nosso bem-estar e, consequentemente, para a nossa saúde. 

 

Uma curiosidade: existe uma prática no Japão, chamada "Shinrin-yoku", que quer dizer, "banho de florestas" e que tem como objetivo encorajar as pessoas a passarem mais tempo nas florestas para viverem melhor, com mais saúde. Várias zonas do mundo já seguem esta prática japonesa.

image_2017-01-13_17-09-33.jpeg

E agora um desafio: que tal plantarmos uma árvore em 2017 para "colhermos mais saúde no futuro?

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:17

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Janeiro 2017

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog