Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Hoje foi feita uma campanha de sensibilização para a Doença Inflamatória do Intestino (DII), que afeta, em Portugal, 20 mil cidadãos.
Esta campanha decorreu na Praça Luis de Camões, em Lisboa, e foi da iniciativa da Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, no âmbito do Dia Mundial desta doença, que se assinala nesta data.

A nível ilustrativo, o mote da campanha foi dado pelo número de horas que um doente passa numa casa de banho e pelo número de metros de papel higiénico que utiliza por ano, o que equivale a uma distância de uma mini maratona (10 quilómetros).

Esta doença desencadeia bastante desconforto físico e emocional, levando muitas vezes ao isolamento dos doentes.

A Doença Inflamatória do Intestino engloba duas patologias: a Doença de Crohn e a Colite Ulcerosa. Normalmente, aparece entre os 15 e os 30 anos, mas pode surgir mais cedo, mesmo na infância.
É difícil diferenciar as duas patologias.

A Doença de Crohn é um processo inflamatório crónico, envolvendo sobretudo a última parte do intestino delgado (íleo) e/ou o intestino grosso (cólon, recto e ânus). Os sintomas variam muito de doente para doente mas, normalmente incluem dor abdominal (cólicas), diarreia, febre, emagrecimento e distensão abdominal.

A Colite Ulcerosa também é uma doença inflamatória crónica do intestino, que afeta a camada (mucosa) que reveste internamente o intestino grosso ou cólon. Os sintomas são dor abdominal (cólicas), diarreia com sangue e desejo urgente de defecar; numa fase mais avançada, também pode dar febre e emagrecimento.

Estas campanhas são importantes para alertar a população para a existência destas doenças e para os sintomas associados.
As doenças diagnosticadas numa fase precoce, são sempre mais facilmente controladas.

publicado às 19:10

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Maio 2014

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog