Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Dicas para um Fim de Ano com Final Feliz

por dicasdefarmaceutica, em 31.12.16

 

image_2016-12-30_19-47-31.jpeg

A noite de final de ano é sempre uma noite de excessos e o consumo de bebidas alcoólicas não é exceção. Por isso mesmo, partilho convosco 5 sugestões que a Direção Geral de Saúde colocou no seu site, com o objetivo de alertar para o consumo exagerado e irresponsável de álcool nesta época do ano:

 

1. Se beber não conduza de todo (o consumo excessivo de álcool é causa, direta e principal, de 40 a 50% dos acidentes mortais na estrada) e evite situações de risco onde a sua capacidade de discernimento pode estar alterada, particularmente, em situações de destreza física e relacionamento pessoal. A companhia de alguém que não bebe pode ser decisiva.

 

2. Hidrate-se antes e enquanto beber. O álcool é um diurético que nos faz perder água. E se a comida estiver salgada ou com aperitivos salgados o caso agrava-se. Não só o efeito do álcool é mais intenso, como as consequências, em particular para os que sofrem de dor de cabeça. Hidrate-se e beba água uma a duas horas antes de sair de casa até a urina ficar clara e sem cheiro. Inicie a refeição ou a festa bebendo bebidas não alcoólicas e depois beba água ao mesmo tempo que vai consumindo bebidas com álcool. Coloque um copo de água ao lado do copo de vinho, por exemplo.

 

3. Coma sempre antes de começar a beber. A presença de alimentos no estômago antes da chegado do álcool impede a sua rápida absorção e chegada rápida ao cérebro. O álcool é absorvido três vezes mais rapidamente quando o estômago está vazio. O consumo rápido de álcool na primeira hora, sem ter comido antes, pode estragar uma noite de festa.

 

4. Inicie e termine de preferência com a mesma bebida. A mistura de diferentes tipos de bebidas alcoólicas dificulta a percepção do álcool ingerido e a presença de diferentes aditivos pode potenciar a “ressaca”. Evite cocktails preparados por terceiros em que desconhece o teor de álcool adicionado. Evite bebidas alcoólicas desconhecidas ou que nunca bebeu em dias festivos.

 

5. O álcool age diretamente em diversos órgãos, tais como o fígado, o coração, vasos sanguíneos e na parede do estômago, e tem uma velocidade de metabolização pelo fígado, que é constante, equivalente a um copo de vinho por hora. Beber devagar e ir bebendo outras bebidas não alcoólicas ao longo da noite é meio caminho para uma longa noite divertida e responsável. 

 

Além de tudo isto, não se esqueçam que a seguir a umas horas de "copos", vêm muitas mais de ressaca. Há quem diga que a ressaca existe para não nos esquecermos dos malefícios do álcool.

 

De todas as sugestões anteriores, há uma que me parece particularmente importante realçar, pois nem sempre se fala dela. É a sugestão 2, que fala da importância da hidratação antes e enquanto se bebe, pois o álcool, como diurético, tem a capacidade de nos fazer perder água. Fica esta dica: vá intercalando e tenha um copo de água sempre por perto.

 

FELIZ  2017! 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:19

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Dezembro 2016

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog