Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Dicas para prevenir a Osteoporose

por dicasdefarmaceutica, em 21.09.17

IMG_8805.JPG

A osteoporose é uma doença que vai fragilizando os ossos, na grande maioria das vezes, de uma forma silenciosa.

Como em muitas doenças, as mulheres são o sexo mais afetado: uma em cada três mulheres sofre fracturas, contra um em cada cinco homens, a partir dos 50 anos.

 

O QUE PROVOCA A OSTEOPOROSE?

 

- Fatores genéticos

Contra estes, pouco podemos fazer (fatores não modificáveis). Ter na família familiares diretos que sofreram fracturas, ser magra e de baixa estatura são alguns dos fatores que podem provocar esta doença.

 

- A perda de massa óssea

Começa a partir dos 35 anos. É um processo fisiológico natural, mas que é influenciado pelo estilo de vida, pelo que adoptar um estilo de vida saudável deve ser a prioridade, não só a  partir de uma determinada idade, mas desde a infância e ao longo de toda a vida.

 

4 DICAS PARA PREVENIR A OSTEOPOROSE

 

1 - Ingerir níveis adequados de Cálcio

Isto é muito importante porque o organismo não fabrica este elemento, pelo que tem que ser fornecido pela alimentação. Alternativas de alimentos ricos em Cálcio não faltam: leite e derivados, amêndoas, tofu, vegetais (bróculos, espinafres, agrião, couve), ovos, feijão branco, sardinhas, aveia, linhaça, açaí e muitos outros.

De qualquer modo, engana-se quem pensa que basta consumir a quantidade diária recomendada de Cálcio para ter uns ossos saudáveís. Para que este mineral seja bem utilizado pelo organismo, também é preciso garantir o fornecimento apropriado de vitamina D, tendo em vista que é ela a substância responsável pela entrada do Cálcio na corrente sanguínea e permitir a sua absorção.

 

2 - Assegurar o fornecimento de Vitamina D

Existem 3 fontes de produção de Vitamina D: sol (responsável por 80 a 90% desta produção), alguns alimentos (especialmente os peixes gordos) e suplementos.

Atenção aos suplementos de cálcio e de vitamina D! Quando em excesso podem ser prejudiciais, por isso, só deverão ser tomados mediante indicação médica.

A principal forma de obtenção de vitamina D é a exposição solar. Expor o rosto, as mãos ou os braços durante 10 a 15 minutos por dia é quanto basta!

 

3 - Fazer exercício físico (com carga)

Os melhores tipos de exercício para quem sofre de osteoporose são os que envolvem carga (marcha, dança e aeróbica de baixo impacto) e exercícios com resistência (usando pesos livres, aparelhos ou fitas de borracha). Apesar dos exercícios aquáticos serem recomendados, não são, por si só, suficientes para quem pretende aumentar a massa óssea.

 

4 - Deixar de fumar

É verdade, o tabaco também faz mal à osteoporose. O fumo pode atuar diretamente na matriz óssea, reduzindo a atividade de renovação do osso (atividade osteoblástica).

 

Estas 4 dicas de prevenção da osteoporose servem para muitas outras doenças, por isso, é melhor adoptá-las desde a infância e para toda a vida!

 

 

publicado às 19:06

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Setembro 2017

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog