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Dicas para ir para a neve com saúde

por dicasdefarmaceutica, em 25.01.17

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São muitos os adeptos da neve nesta altura do ano. Começam os preparativos para o mês de fevereiro, que enche as estâncias de ski de gente que numa semana, carrega baterias para mais uns meses de trabalho.

Apesar de serem atividades físicas ao ar livre e boas para a saúde, os desportos de neve não são isentos de risco, colocando à prova músculos e articulações, bem como os sistemas circulatório e respiratório.

 

Como sempre, a prevenção é a chave do sucesso, por isso, aqui ficam 10 dicas simples para prevenir os riscos associados aos desportos praticados na neve:

 

1 - Use roupa e calçado confortável e impermiável

Leve roupa apropriada para o frio e para a neve. Não facilite e agasalhe-se! Não se esqueça das extremidades (mãos, pés, nariz e orelhas). Muita atenção às crianças! Agasalhe-as dos pés à cabeça por baixo do material impermiável!

 

2 - Mantenha o equipamento em boas condições de manutenção

Quer utilize equipamento seu ou alugado, mantenha-o em boas condições, limpo e seco para o dia seguinte. Não se esqueça do capacete!

 

3 - Mantenha-se em forma ao longo do ano

O estar em forma evita lesões musculares e articulares, devido ao esforço e evita as temíveis quedas; melhora também a sua capacidade cardíaca e pulmonar. Quanto melhor a forma física, maior a resistência. "Mexa-se pela sua saúde" é o lema para estar em forma.

 

4 - Faça exercícios de aquecimento antes de iniciar a atividade física e alongamentos no final

Este pormenor pode prevenir as dores durante toda a semana e evitar as lesões. Se necessário, proteja as articulações com pulsos elásticos e joelheiras almofadadas.

 

5 - Faça uma alimentação rica em fontes de energia

A alimentação é a melhor forma de obtermos energia para compensar o desgaste físico, por isso, acrescente mais hidratos de carbono (massas, cereais) e proteínas (carne, peixe, ovos) à sua dieta.

 

6 - Beba muitos líquidos

O esforço físico aumenta a perda de líquidos, por isso, beba líquidos durante todo o dia, preferencialmente bebidas quentes pois, além de hidratarem, também ajudam a aquecer.

 

7 - Use protetor solar e óculos de sol

A radiação ultravioleta é mais intensa em altitude, além de que é refletida na neve, incidindo na pele e nos olhos. Coloque protetor solar em toda a pele exposta e renove ao longo do dia (de 2 em 2 horas). Não se esqueça das orelhas!

 

8 - Proteja os lábios 

Existem cremes e batons para os lábios, próprios para o frio e com proteção solar, que são indispensáveis para trazer no bolso do seu blusão de neve.

 

9 - Não pratique desportos de neve sozinho

Além do convívio ser uma das muitas razões que levam tanta gente para às estâncias de ski, é uma segurança praticar estes desportos sem se afastar muito do grupo.

 

10 - Peça ajuda ao seu farmacêutico antes de ir para a neve

A sua farmácia vai ajudá-lo a preparar o kit para a neve: protetor solar, creme de lábios, pulsos elásticos, joelheiras, suplementos alimentares, cremes para as articulações,etc..

Também convém não se esquecer de levar na mala, medicamentos para as dores, para a febre, gripe ou uma possível queda. Não se esqueça dos medicamentos para as crianças e também da medicação crónica dos mais idosos!

 

Vá e divirta-se!

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publicado às 09:01

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