Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Dia Mundial do Pão

por dicasdefarmaceutica, em 16.10.16

 

image_2016-10-14_20-50-31.jpeg

 

Recebi um e-mail a fazer referência à empresa Cerealis e a lembrar-me que hoje é o Dia Mundial do Pão. Tinha que falar deste alimento, pois, sem dúvida, é o meu alimento favorito. Costumo sempre dizer: numa dieta tirem-me tudo, menos o pão.

 

Presente como base da alimentação desde a Antiguidade, diz-se que a história do pão acompanha a história da humanidade, tal a sua longevidade nas refeições dos povos e a sua importância na cultura gastronómica. De centeio, trigo ou milho, com chouriço ou passas, em baguete ou em carcaça, folar ou broa, com queijo ou mel, cada povo tem a sua receita de pão. Sem dúvida que o pão é o alimento mais popular do mundo.

 

Segundo a Direção Geral de Saúde "devemos ingerir entre 4 a 11 porções do grupo da Roda dos Alimentos composto por cereais, arroz, massas e pão (1 fatia é equivalente a 50g). Do ponto de vista alimentar e nutricional, o pão possui uma capacidade única de fornecerem energia de elevada qualidade, facilmente digerível, de boa conservação e com enorme versatilidade gastronómica."

 

Agora estamos na época em que as padarias estão na moda, não a tradicional padaria onde iam as nossas avós com o saquinho de pano comprar os pãezinhos para o dia, mas aquelas que se chamam padarias, mas que vendem tanta coisa para além do pão, apesar deste ser também o alimento principal nos seus mais variados formatos e categorias.

 

Quais são as principais razões para incluirmos o Pão na nossa alimentação diária?

 

1 - Tem baixo valor energético em comparação com os seus substitutos

1 fatia de pão de 50g contêm cerca de 135 kcal com apenas 1g de açúcares, enquanto 6 bolachas do tipo maria contêm cerca de 150 kcal e 8g de açúcares.
O pão é rico em hidratos de carbono complexos, levando a uma maior sensação de saciedade, e pobre em açúcares e gorduras, dada a simplicidade dos ingredientes e método de confeção utilizado.

 

2 - É fonte de fibras alimentares

O pão integral, de mistura, com centeio e outros cereais, ao contrário do pão proveniente de farinhas mais refinadas (como por exemplo o pão branco) são os que apresentam maior teor em fibra, auxiliando a regulação do trânsito intestinal e a diminuição de absorção de colesterol.

3 - É fonte de vitaminas e minerais

Essencialmente vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6) e minerais como o fósforo, o magnésio, o selénio e o potássio que são essenciais ao organismo. As variedades com maior teor de fibra (integral, mistura, centeio e cereais) são as que apresentam maior teor de vitaminas e minerais.

4 - Tem custo mais baixo e menos teor de sal

Isto se compararmos com a maioria dos seus “substitutos” (bolachas, biscoitos, bolos, croissants, entre outros).

5 - Localmente, está sempre alcance de grande parte da população

Podemos encontrar pão desde a mais pequena padaria até às grandes superfícies, havendo também a possibilidade de fazer o pão em casa.


6 - Apresenta grande variedade de escolha

Além do típico pão branco podem encontrar-se outras variedades como o pão integral, de centeio, de mistura, de sementes, entre outras possibilidades, o que torna o seu consumo tudo menos monótono.

7 - É prático para consumo em qualquer lugar e em qualquer altura do dia

É simples de transportar e requer apenas que se mantenha em ambiente seco, fresco, não estando em contacto com a luz solar (a menos que os ingredientes que acompanham o pão necessitem de um outro tipo de armazenamento).

 

E agora, vou fazer o que faço todos os dias ao pequeno almoço, comer um pãozinho, desta vez de centeio e sementes de chia, com manteiga, a acompanhar um café longo. Um bom domingo para todos!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:03

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Outubro 2016

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog