Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Dia Mundial do Chichi na Cama

por dicasdefarmaceutica, em 30.05.17

image_2017-05-30_07-50-36.jpeg

 

A enurese noturna diz respeito à perda involuntária de urina durante o sono. Este é um problema que preocupa muitos pais e muitas crianças, que sofrem muitas vezes em silêncio, com algo que pode ter solução. O objetivo destes dias em que se destacam determinadas patologias, é sobretudo para alertar para os sintomas e para as melhores soluções para os vários problemas. O assumir o problema e procurar ajuda especializada é fundamental.

 

Não são assim tão poucas as crianças a ter este problema: "7,4% das crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos sofrem de enurese noturna, quando a definição implica fazer chichi na cama, duas ou mais vezes por semana, ao longo do último mês. Numa definição mais ampla - ter urinado na cama no último mês - a ocorrência foi verificada em 43% das crianças. Este é um dos resultados de um estudo desenvolvido pela Associação Portuguesa do Sono (APS), com o apoio da Ferring Portuguesa, que é divulgado no âmbito do Dia Mundial do Chichi na Cama", que se assinala hoje.

                                        image_2017-05-30_07-51-15.jpeg

A enurese noturna tem impacto na auto estima, bem estar emocional e até no desempenho escolar da criança. Criticar nunca é a solução. Sobretudo a partir dos cinco anos, é fundamental procurar ajuda médica para encontrar a melhor solução para o problema. Quanto mais rápido agir, menores serão os impactos que a enurese noturna vai ter no dia a dia da criança.

Muitos pais acham que não há solução e que não vale a pena pedir ajuda, mas isso não é verdade e, muitas vezes, basta fazer algumas alterações no estilo de vida das crianças para melhorar esta condição clínica. Há casos mais complicados, em que se tem que recorrer a técnicas de tratamento mais especializadas e algumas vezes a tratamento farmacológico, apesar de ser sempre evitado quando se trata de crianças muito pequenas.

 

Sabe-se também que as crianças que urinam na cama dormem menos e tendem a ressonar. A qualidade do sono nas crianças é fundamental para o seu bom desenvolvimento. Este é mais um assunto de alerta para os pais, que não devem estranhar quando o médico os aconselha a ir a uma consulta de sono com os seus filhos. 

 

Não esquecer que cada criança tem o seu próprio ritmo. Há que confiar no desenvolvimento da criança, estimulá-la positivamente e ensiná-la. Nunca exigir.

Para os pais que querem saber mais sobre a enurese noturna, aconselho a visita ao site Chichi na cama.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:32

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


3 comentários

Imagem de perfil

De Bruxa Mimi a 30.05.2017 às 19:36

Interessante... Vim aqui parar por recomendação da Olívia, do blogue Adotar, Amar, Viver. Ela lembrou-se de mim porque tenho um filho de sete anos que ainda faz chichi na cama. Felizmente - e finalmente! - há mais ou menos um mês deixou de ser todas as noites e passou a acordar mais vezes seco do que molhado.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 31.05.2017 às 08:31

Obrigada pelo seu comentário! Cada criança tem mesmo o seu "timing", mas com sete anos, imagino o desconforto e a preocuação. Aconselho ajuda médica se não se resolver a curo prazo, o que parece já estar a acontecer. Bjs
Imagem de perfil

De Bruxa Mimi a 31.05.2017 às 09:54

O principal problema, no caso do meu filho, era a falta de desconforto e de preocupação. Ele não se ralava nada com a situação! Mas quando começou a acordar seco, começou a "ganhar-lhe o gosto" e agora, sim, quer realmente acordar seco.
Eu tive de relaxar a respeito desta situação, já há uns tempos largos, para não dar em doida. A minha perspetiva passou a ser: "Não há de casar a fazer chichi na cama! Isto há de passar."
As minhas duas filhas mais velhas também demoraram a ultrapassar a enurese noturna: só ao longo do verão dos 5 anos é que cada uma delas conseguiu começar a acordar seca, primeiro esporadicamente, e depois de forma permanente. Quando as pessoas me diziam que "os rapazes normalmente demoram mais do que as raparigas a resolver este problema", eu pensava: "Elas já demoraram tanto... Se ele vai demorar mais...". E não é que demorou mesmo?

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Maio 2017

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog