Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Dia Mundial de Luta Contra a SIDA

por dicasdefarmaceutica, em 01.12.16

image_2016-12-01_00-20-19.jpeg

 

A Liga Portuguesa Contra a SIDA (LPCS) lança uma campanha de sensibilização com o mote “Protege-te do que não vês” para assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, que se comemora hoje, dia 1 de dezembro.

 

No cartaz elaborado pela LPCS, que assinala o dia do combate a esta doença, pode ler-se uma mensagem onde faltam as letras que constituem a palavra “SIDA”, na tentativa de alertar para a necessidade de prevenção desta doença e para a importância do seu diagnóstico:

image_2016-12-01_00-21-15.jpeg

A SIDA é atualmente considerada como uma doença crónica, podendo deixar de ser uma epidemia global dentro de pouco mais de uma década. Um dos objetivos das Nações Unidas é chegar a 2030 com esta epidemia terminada, havendo apenas casos isolados da doença.

 

Para a irradicação da SIDA, só falta a vacina. Entretanto, esta semana tem inicio um novo ensaio clínico na África do Sul, o maior de sempre neste país, e que pode ser um passo muito importante para o tratamento da doença.

 

Enquanto vamos acompanhando os resultados deste ensaio, convém não esquecer que a prevenção é fundamental e recordar os meios de transmissão da doença. Como o HIV, vírus causador da doença, está presente no sangue, sémen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas:

- Relações sexuais sem preservativo (pode ser vaginal, anal ou oral).

- De mãe infetada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.

- Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa.

- Transfusão de sangue contaminado com o HIV.

- Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

 

Como a campanha de hoje diz, "Protege-te do que não vês" e, se tiveres dúvidas, faz o teste de despistagem do HIV!

 

Para assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, a Durex está a pedir às pessoas de todo o mundo que usem e partilhem o emoji "guarda-chuva com pingos de chuva" para aumentar a consciencialização dos riscos associados ao sexo desprotegido e para demonstrar à Unicode a necessidade de ser aprovado um #CondomEmoji oficial, que apareça em todos os smartphones. Aqui vai:

☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️☔️

A campanha foi lançada após a revelação de quase metade dos jovens entre os 16 e 35 anos de idade pensar que a VIH não é algo que os possa afetar apesar de a cada 30 segundos um jovem seja infetado com o VIH.

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:22

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Dezembro 2016

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog