Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Deficiência de Selénio em Portugal

por dicasdefarmaceutica, em 06.06.17

image_2017-06-06_18-07-21.jpeg

No passado mês de fevereiro, falei AQUI do elemento selénio e da sua necessidade como suplemento alimentar.

No dia 25 de maio, a Pharma Nord organizou em Lisboa, uma sessão de esclarecimento sobre este assunto. O evento teve como convidados Catarina Galinha, engenheira bióloga e investigadora do Instituto Superior Técnico de Lisboa, e Miguel Baião, Médico especialista em Medicina Geral e Familiar, Medicina Integrativa e Ortomolecular. Contou com uma audiência de quase 200 convidados, entre farmacêuticos, nutricionistas, médicos, enfermeiros e jornalistas.

Um estudo recente, realizado pela investigadora Catarina Galinha, analisou amostras de solo e trigo provenientes de vários terrenos agrícolas de norte a sul do país, procurando entender as causas para haver níveis tão baixos de selénio nos alimentos e no sangue. A conclusão foi de que o trigo cultivado em solo português, bem como os vegetais e frutos, é muito pobre em selénio.

Portugal não é caso único. Estima-se que cerca de 20% da população europeia não obtenha a quantidade recomendada de selénio.

Os solos europeus apresentam níveis muito inferiores de selénio, quando comparados com outras regiões, como os Estados Unidos, Canadá ou Japão. Para terem uma ideia da dimensão desta realidade, os estudos mostram que o trigo que é importado do Canadá ou dos EUA, contém 50 vezes mais selénio do que aquele que é produzido nos solos portugueses.

A agravar estes números, nas últimas décadas, o consumo de selénio pela população europeia tem vindo a diminuir consideravelmente devido, essencialmente, à baixa ingestão de cereais integrais e ao aumento do consumo de trigo produzido nos solos empobrecidos da Europa.

Mais uma vez, falamos aqui da importância da alimentação na nossa qualidade de vida. Na realidade, se tivermos uma alimentação equilibrada, a nossa qualidade de vida será melhorada, mas por vezes não chega. A qualidade dos nossos solos e daquilo que comemos também vai comprometendo a nossa saúde e é aqui que os suplementos podem dar a sua ajuda.

Contudo, já sabe, não tome suplementos alimentares sem falar como o seu médico ou farmacêutico! Já sabe também que eles nunca substituem uma alimentação variada e de qualidade!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:06

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Junho 2017

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog