Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Cuidado com o Frio!

por dicasdefarmaceutica, em 04.12.17

0D81F98A-9D3B-47AD-BCA4-98E8938C5164.jpeg

 

Agora sim, o frio chegou. Está na hora de tirar os gorros, os cachecóis e as luvas do armário e usá-los como acessórios de moda. Agora, que até a moda das peles está do nosso lado, é só inventar e utilizar as várias camadas de roupa para ficarmos bem quentinhos.

 

Sabemos que a exposição ao frio intenso, sobretudo durante vários dias consecutivos, pode ter efeitos negativos na saúde. Em situações de frio intenso são produzidas alterações no organismo que facilitam o aparecimento de doenças como a gripe e outras infeções respiratórias, bem como o agravamento das doenças crónicas, nomeadamente cardíacas e respiratórias.

Atenção especial às crianças, aos mais idosos e aos portadores de doenças crónicas!

 

Assim, e em termos gerais, existem algumas recomendações básicas para nos protegermos do frio, que convém recordar:

 

1 - Agasalhe-se! Manter o corpo quente é fundamental para nos protegermos do frio. É importante proteger a cabeça, o pescoço, as mãos e os pés. É aqui que entra a moda dos acessórios e nada como aproveitar esta época do Natal para oferecer gorros, luvas, cachecóis e meias bem quentinhas. As camisolas polares, bem baratas nalgumas lojas, são uma alternativa excelente para combater o frio. A técnica das “camadas de roupa” resulta sempre.

 

2 - Mantenha a casa quente! Antes de tudo, a casa deve estar bem isolada do exterior (portas e janelas bem vedadas...), deve ser arejada todos os dias e deve estar aquecida, tendo especial cuidado ao uso de lareiras, braseiras, salamandras e aquecimentos a gás. O aquecimento deve ser feito tendo em atenção todas as normas de segurança dos vários equipamentos. Também é importante não esquecer a roupa utilizada na cama e abusar dos edredons e das mantinhas (mais uma ideia para o tal presentinho de Natal...).

 

3 - Hidrate-se! Parece que é mais importante a hidratação com o calor, mas isso não é verdade; beber pelo menos 1,5 litros de água por dia é crucial para se manter hidratado também no inverno. Pode substituir-se a água por chás, infusões ou mesmo sopas. Preferencialmente, deve optar-se por bebidas quentes. Também é importante evitar as bebidas alcoólicas, pois o álcool provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, dificultando o aquecimento do corpo.

 

4 - Alimente-se bem e faça exercício físico! O corpo precisa de mais calorias para combater o frio, mas isso não quer dizer que se abuse e não é desculpa para os quilos que tendem em aumentar nesta época do ano. Privilegie as sopas e legumes, prefira os cereais integrais e os doces à base de frutos secos! Não se esqueça que é fundamental comer frutas frescas para um bom aporte de vitaminas! Nesta época gosto muito de maçã assada com canela, também uma excelente opção. Continue a fazer exercício físico!

 

5 - Mantenha-se atento aos sinais e sintomas! Isto é particularmente importante se tiver algum problema de saúde. Não se automedique com antibióticos! Se tiver dúvidas, consulte o seu médico ou o seu farmacêutico! Se necessário, telefone para a linha gratuita SNS 24, através do número 808 24 24 24. Evite deslocar-se para a urgência! Tenha em casa um kit básico de prevenção para o inverno!

 

6 - Esteja atento ao que o rodeia e ajude os outros! É bom olharmos à nossa volta e falarmos destes conselhos, partilharmos os nossos agasalhos com quem precisa ou mesmo oferecermos um chá ou um prato de sopa àquele vizinho idoso que vive sozinho e está a ficar constipado...atenção aos vizinhos idosos! É nesta época do ano que surgem muitos idosos nas urgências, vítimas do frio, desidratados e mal alimentados.

 

Durante o inverno e sobretudo nesta época das compras de Natal, há uma maior tendência para a concentração de pessoas em locais fechados, o que pode contribuir para a propagação de algumas doenças infecciosas. Privilegie os passeios ao ar livre!

 

Para reforçar tudo o que já foi dito, veja AQUI as recomendações da DGS (Direção Geral da Saúde) para a população se proteger do frio e esteja atento ao post de amanhã!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:35

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Dezembro 2017

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Pesquisar

  Pesquisar no Blog