Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




"Comer para controlar a Diabetes"

por dicasdefarmaceutica, em 11.11.16

image_2016-11-10_19-23-14.jpeg

 

Joana Ramos Oliveira, dietista responsável pelos cursos de cozinha da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), lançou o mês passado este livro, onde se apresentam 100 receitas deliciosas e benéficas para quem tem esta doença e, ao mesmo tempo, recomendáveis para toda a família, já que "todos podem e devem ter uma alimentação saudável, equilibrada e saborosa".

 

Como diz a autora, "ter Diabetes não significa estar condenado a uma dieta monótona e insípida" e a provar esta afirmação está uma incrível variedade de receitas que dá vontade de começar a experimentar. Recebi ontem o livro e fiz um "creme de feijão e tomate seco", uma receita deliciosa de uma sopa diferente, que todos os não diabéticos cá de casa adoraram. Sim, por enquanto, não há diabéticos cá em casa, mas as receitas deste livro são tão variadas, que são mesmo para toda a família.

 

Quando o diagnóstico da doença é feito, não há ninguém que não fique a pensar na alimentação e que não tenha medo de ficar até ao resto da vida a comer legumes e peixe cozido e, ainda por cima, sem comer doces. Não tenham receio, pois há muitas alternativas e uma enorme variedade de alimentos que podem comer. O importante é saber escolher, preparar, cozinhar e combinar os vários alimentos, de forma a ter uma alimentação equilibrada, que ajude a pessoa com Diabetes a viver com qualidade.

 

Como estamos no São Martinho, vou folhear o livro e pesquisar as receitas com castanhas. Temos: creme  de castanhas e alecrim, salteado de atum com castanhas e cebola roxa, peru de mostarda com castanhas e salada de maçã verde, caçarola de frango com castanhas, cogumelos e abóbora, lombo de porco com puré de castanhas e estufado rústico de coelho e castanhas. Que tal? Vou escolher uma ou duas destas receitas para fazer este fim-de-semana.

Agora vamos à sobremesa: começamos nas gelatinas (frutos vermelhos e laranja), bolo de noz e baunilha, tarte de maçã, queques de maçã e canela, trouxas de morango e mascarpone e muitas outras, que parecem deliciosas e que também vou começar a experimentar. Como podem ver, até nas sobremesas, apesar do açúcar ser o inimigo número um da Diabetes, podemos variar e deliciarmo-nos com o final de uma refeição.

 

Cada receita é acompanhada por uma descrição do valor nutricional e pela respetiva indicação da porção de hidratos de carbono, para que os leitores possam conjugar receitas, e criar o seu próprio menu diário, sem que os níveis de açúcar no sangue desçam ou subam para valores prejudiciais à sua Saúde.

 

O livro já se encontra à venda nas livrarias com o preço de 18,90€.

 

Bom dia se São Martinho com muitas castanhas e petiscos!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:39

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Novembro 2016

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog