Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




"Casa da Esclerose Múltipla" no Centro Comercial Colombo

por dicasdefarmaceutica, em 23.05.17

image_2017-05-23_16-19-27.jpeg

Em Março já falei AQUI da "Casa da Esclerose Múltipla", quando esta foi apresentada no Porto, no Congresso da Esclerose Múltipla.

 

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que se realiza na última quarta feira de maio, a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) vai desenvolver uma iniciativa de sensibilização entre os dias 24 e 31 de maio, no Centro Colombo. Assim, no jardim deste centro, situado no 2º piso, todos os dias entre as 10h00 e as 00h00, vai ser possível visitar a “Casa da Esclerose Múltipla” e experienciar o impacto de sintomas desta doença nas tarefas mais simples do dia a dia.

 

Na “Casa da EM” são duas as divisões representadas e aquelas onde, normalmente, passamos mais tempo, a sala de estar e a cozinha. Na sala, a experiência de atravessar um tapete com barbatanas calçadas pretende sensibilizar para a dificuldade que estes doentes têm em levantar os pés e a falta de equilíbrio; na cozinha, sentir uma onda de calor ao abrir o frigorífico mostra como as pessoas que sofrem de EM reagem às alterações bruscas de temperatura. Ao afetar o sistema neurológico central, a EM origina uma multitude de perturbações físicas e sensoriais.

 

O tema para 2017 é "Life with MS". Nesta data, pretende-se "celebrar a solidariedade mundial e a esperança no futuro". Trata-se de uma doença que não é fácil perceber, pois é muito imprevisível. Algumas pessoas têm uma qualidade de vida razoável longos anos após o diagnóstico; outras há que sentem os "danos" da doença de uma forma muito incapacitante desde muito cedo.

A grande maioria dos casos de esclerose múltipla é diagnosticado entre os 25 e os 31 anos de idade, com duas vezes mais casos diagnosticados na população feminina. Os jovens adultos são o alvo desta doença.

 

 

Ainda no âmbito desta iniciativa, no dia 27 de maio, vai realizar-se uma sessão gratuita de cinema, também no Centro Colombo, para visionar o filme “100 Metros” que conta a história de um homem diagnosticado com EM e que mesmo assim, desafiando o prognóstico e as limitações impostas pela doença, conseguiu concluir o IronMan, uma das provas mais duras do planeta. Esta sessão realiza-se no sábado, pelas 19h00 e os bilhetes podem ser solicitados às promotoras junto da “Casa da EM”.

 

image_2017-05-23_15-57-40.jpeg

Lembrem-se que só conhecendo o "comportamento" destas doenças, podemos ajudar quem nos rodeia a ter uma vida melhor e a ter esperança no futuro! 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:24

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Maio 2017

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog