Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




image_2017-05-12_13-11-48.jpeg

 

Milhares de peregrinos já chegaram a Fátima, cheios de fé e ansiosos pelo encontro com o Papa Francisco, o Papa cuja mensagem consegue chegar a todos, crentes e não crentes: "Viva a vida agora! Ame mais, viva mais, perdoe mais..."Ao longo do caminho, houve tempo para reflexão e para pensar nestas palavras do Papa e naquilo que é verdadeiramente importante na vida.

 

Como habitualmente, a Cruz Vermelha Portuguesa prestou assistência aos peregrinos ao longo desta caminhada. Aproveitando também esta oportunidade, a Stent for Life,  que é apadrinhada em Portugal pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) e pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), promoveu  uma campanha de sensibilização para o enfarte agudo do miocárdio.

Conhecer e compreender os sinais de um enfarte e agir o mais rapidamente possível pode ser decisivo para salvar uma vida. O objetivo desta campanha, é sensibilizar a população para os sinais e sintomas do enfarte e para a necessidade de ligar 112, diminuindo assim o número de mortes provocadas por esta doença.

Conhecer e compreender os sinais de um enfarte permite agir rapidamente e procurar ajuda médica. A rapidez é fundamental para o sucesso do tratamento. A cada minuto que passa o risco de morte aumenta.

 

image_2017-05-12_13-13-44.jpeg

 

Quando ligar para o 112? Quais os principais sintomas?

- Dor no peito por vezes com irradiação ao braço esquerdo, costas e pescoço.

- Suores, Náuseas, Vómitos, Falta de ar e Ansiedade.

- Por vezes, sobretudo nas mulheres, os sintomas podem manifestar-se por falta de ar, fraqueza, sensação de indigestão e fadiga.

- Um enfarte do miocárdio pode não ser repentino, podendo ocorrer gradualmente, ao longo de vários minutos.

- Os sintomas normalmente duram mais de 20 minutos, mas também podem ser intermitentes.

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas na dúvida, ligue o 112!

 

Aproveitem bem este fim-de-semana! Em Fátima, em casa ou noutro qualquer lugar, "Viva a vida agora"!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:34

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Maio 2017

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog