Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




image_2017-01-11_16-03-11.jpeg

 

Parece ser normal estar constipado ou ter gripe (veja AQUI a diferença) nesta altura do ano, mas se os sintomas se agravam e nunca mais passam, convém estar alerta e não desvalorizar, pois pode tornar-se grave.

 

Por isso mesmo, com a chegada do pico da gripe, a Fundação Portuguesa do Pulmão, alertou para o risco agravado de pneumonia. O pneumococo é o responsável por aproximadamente 1.6 milhões de mortes por ano em todo o mundo e, apesar de não ser sazonal, gosta muito de aparecer nesta época do ano, "encostadinho" ao vírus da gripe.

 

A Pneumonia pode ser prevenida com a vacina antipneumocócica que, além da da gripe, deve ser sempre considerada, sobretudo nos grupos de maior risco (idosos e portadores de doenças crónicas). 

 

Muito importante é saber distinguir os sintomas de uma gripe dos de uma pneumonia, para não correr o risco de subvalorizar sintomas potencialmente graves. 

 

Sintomas da Pneumonia:

- Febre

- Calafrios

- Suores

- Tosse com expetoração

- Falta de ar

- Dor no peito quando se inspira fundo

- Vómitos

- Perda de apetite

- Dores no corpo

- Cansaço generalizado

 

Estes sintomas são os mais comuns mas, sobretudo nos idosos, aparecem com frequência sintomas diferentes, por exemplo, febre baixa e tosse seca, que podem ser sugestivos de outra doença e não de uma pneumonia, daí a importância de um diagnóstico correto e de não se começar a recorrer logo a alguns medicamentos que podem até ser prejudiciais, como os xaropes para a tosse, que tanta gente gosta de ter na mesa de cabeceira...

Não se automedique sem pedir ajuda ao seu farmacêutico, pois este pode ajudá-lo a perceber melhor os sintomas e a encaminhá-lo para o médico, se for caso disso.

 

Os quadros de pneumonia podem ser leves, permitindo tratamento com antibióticos por via oral em casa, ou graves, necessitando de internamento hospitalar e antibioterapia por via venosa. Cerca de 20% dos pacientes com pneumonia acabam por necessitar de tratamento no hospital, sobretudo as pessoas mais idosas.

 

Deste modo, perante uma suposta gripe que nunca mais se cura ou perante os sintomas que falei anteriormente, o melhor é procurar ajuda médica. 

De qualquer forma, já sabe, não vá a correr para o hospital. Ligue primeiro para linha Saúde 24 (808 24 24 24), que o encaminhará para o serviço de saúde mais adequado!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:53

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Janeiro 2017

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog