Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




image_2017-03-13_08-36-40.jpeg

 

Sabiam que o Glaucoma afeta 80 milhões de pessoas no mundo, sendo a segunda maior causa de cegueira? Sabiam também que é a primeira causa de cegueira irreversível evitável? 

 

Por tudo isto, nesta Semana Mundial do Galucona (de 12 a 18 de março), vale a pena alertar para esta doença que, se for detetada numa fase precoce, pode evitar uma cegueira irreversível.

É conhecida por muitos como "cegueira silenciosa", pois vai causando danos sem qualquer aviso e, muitas vezes, a consulta ao oftalmologista já acontece tarde de mais, quando pouco há a fazer.

 

Para sensibilizar a população para os perigos desta doença degenerativa, sem sintomas na fase inicial, o Grupo Português de Glaucoma (GPG) da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) lançou uma campanha pública para assinalar a Semana Mundial do Glaucoma, que está difundida em painéis publicitários e em centros comerciais nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra.

Esta campanha chama o Glaucoma de "Ladrão silencioso", pois vem, sem aviso, roubar um dos nossos bens mais preciosos, a visão.

 

Não facilite, não ande a empatar a colocar gotinhas nos olhos ou a ver se passa, se sentir algum sintoma estranho nos seus olhos e na sua visão, consulte o oftalmologista. Vá a este especialista se:

- Tem mais de 45 anos e não sabe a sua tensão ocular

- Tem familiares com glaucoma

- Dor nos olhos

- Visão alterada

 

Lembre-se que só o oftalmologista consegue detetar o Glaucoma na sua fase inicial e apanhar o "ladrão" que queria "roubar-lhe" a visão!

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:46

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Março 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog