Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




"Alerta Doença Venosa"

por dicasdefarmaceutica, em 09.05.17

image_2017-05-09_09-02-43.png

Não é o que nós todos pensamos? Dói-nos as pernas e estão pesadas, "deve ser só cansaço"!  Com isto, apesar do incómodo que umas pernas pesadas e inchadas podem causar, menosprezamos muitas vezes os sintomas. Pode tratar-se de uma doença venosa crónica e deve ser tratada.

Para levar os portuguesas a “ouvir o que as suas pernas dizem”, a Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) promove a campanha “Alerta Doença Venosa”. Já na sua 3.ªedição, a campanha pretende contribuir para um maior conhecimento do carácter crónico e evolutivo da doença, bem como as suas possíveis complicações quando não é tratada.

Estima-se que, em Portugal, cerca de dois milhões de mulheres portuguesas com mais de 30 anos sofram desta patologia e, uma grande parte da população desconhece até os principais sintomas e sinais da doença venosa, que é crónica e evolutiva.

 

Principais sintomas

- Sensação de pernas cansadas

- Sensação de pernas pesadas

- Dor nas pernas

- Comichão

- Pés e tornozelos inchados

- Dormência nas pernas

- Cãibras noturnas

No início da doença podem aparecer só estes sintomas esporadicamente, mas com a evolução da patologia, surgem os chamados derrames (telangiectasias) e as varizes. As varizes podem estar associadas a complicações potencialmente graves como tromboflebites, que podem, no limite, evoluir para uma embolia pulmonar ou ainda situações de hemorragia por rotura de uma variz. 

É muito frequente, "com o calor ou com o permanecer muito tempo de pé ou sentado, que apareça o edema venoso, que é um inchaço na perna e que se concentra, por regra, na região do tornozelo, podendo envolver a parte superior do pé. Agrava-se ao fim do dia e tende a diminuir com o descanso durante a noite. Com o tempo pode tornar-se crónico.
Em fases mais adiantadas, para além do edema, poderão advir alterações da coloração da pele (dermatite de estase e lipodermatosclerose – a pele vai progressivamente ficar mais escura e dura, sendo que esta situação pode favorecer o aparecimento de infecções da pele, conhecidas por erisipela) e mesmo úlcera venosa activa ou cicatrizada."

 

Tratamento

A Doença Venosa Crónica tem que ser sempre tratada pelo médico e o tratamento deve ser individualizado. Só a intervenção do médico na altura certa, pode prevenir a evolução desta doença. Existem vários tipos de tratamento:

- Medicamentos venoactivos orais, utilizados sobretudo para o alívio dos sintomas e na inflamação.

- Secagem de pequenas varizes, normalmente através da injecção de um agente químico dentro da veia (escleroterapia).

- Tratamento cirúrgico.

- Uso de meia elástica (por prescrição médica, adequada a cada doente).

- Fazer massagens com um creme (há vários à venda na sua farmácia) sempre de baixo para cima, melhorando assim a circulação do sangue para o coração.

 

E já sabem, apesar de gostar muito de medicamentos (não seja eu farmacêutica...), a medicina preventiva é cada vez mais a minha favorita e deve ser o nosso pilar. Por isso, aqui vai

Prevenção

- Praticar exercício físico (marcha, corrida lenta, bicicleta, natação)

- Evitar longos períodos de pé ou sentado

- Evitar cruzar as pernas

- Procurar locais frescos

- Evitar o uso de roupa apertada

- Evitar o uso de saltos altos ou muito rasos (a altura recomendada é de 3 a 4cm)

- Prevenir o excesso de peso

- Prevenir a prisão de ventre

- Ter uma alimentação equilibrada (rica em fibras, com pouco consumo de gorduras saturadas)

- Beber muita água (cerca de 1,5 litros por dia)

- Não fumar

 

Em resumo, Três Dicas:

1 - Se tem algum dos sintomas descritos acima, marque uma consulta com o seu médico!

2 - Independentemente do tratamento indicado pelo médico, é recomendável manter uma vigilância regular, pois a doença venosa é crónica e evolutiva, necessitando de cuidados médicos continuados.

3 - Como em tudo, prevenir é sempre o melhor remédio, por isso siga as indicações de prevenção da Doença Venosa Crónica e esteja atento ao que as suas pernas lhe dizem!

 

Veja AQUI o vídeo da campanha "Alerta Doença Venosa"!

 

publicado às 22:04

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Maio 2017

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog