Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



É difícil travar os vendedores de rua no Haiti

por dicasdefarmaceutica, em 27.06.17

image_2017-06-27_10-25-47.jpeg

 

Li recentemente um artigo na National Geografic e tenho que partilhar convosco. Fala dos vendedores de rua de medicamentos no Haiti, uma realidade que ninguém consegue travar. Já tinha ouvido falar disto, mas nunca tinha visto fotografias, e que fotografias!

Os fotógrafos Paolo Woods e Gabrielle Galimberti fizeram este trabalho fantástico com estes homens e mulheres a transportar verdadeiras "torres de medicamentos" de toda a espécie e de toda a qualidade.

Claro que esta é uma atividade ilegal, mas as leis raramente são aplicáveis neste país e o Ministério da Saúde Pública pouco pode fazer. Os vendedores de rua são a principal fonte de abastecimento de medicamentos para muitos habitantes do Haiti. 

Estes homens e mulheres vendem de tudo: medicamentos vindos da China, antibióticos "para todos os males", medicamentos falsificados, com o prazo de validade expirado, enfim, a inspeção do Infarmed não passa por aquelas zonas...

Apreciem bem as torres de medicamentos, feitas em pilhas unidas por tiras de borracha e os acessórios para a prática da modalidade! Não faltam as tesouras, para cortar os blisteres e vender à unidose, de forma a não haver desperdício. Será que há controle de temperatura e humidade?

Parece que vender não é a sua única prática; sabem de tudo e o "aconselhamento farmacêutico" também é a sua especialidade. Imaginem o perigo...

Deixo-vos com as fotografias, muito ilucidativas do que acabo de descrever. Parabéns aos fotógrafos! Parabéns à National Geografic por nos dar a conhecer esta realidade!

 

image_2017-06-27_10-41-06.jpeg

 

image_2017-06-27_10-41-07.jpeg

 

image_2017-06-27_10-41-08.jpeg

 

image_2017-06-27_10-41-10.jpeg

 

image_2017-06-27_10-41-12.jpeg

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:43

Curiosidades na área da Saúde

por dicasdefarmaceutica, em 14.06.17

image_2017-06-14_22-00-08.jpeg

Nas viagens de avião, dou sempre uma olhadela nas revistas e desta vez, dei com estes dois aparelhos que desconhecia e que me fizeram questionar: o que mais irão inventar? Despertaram-me curiosidade por estarem ligados à saúde.

 

O primeiro chama-se Upright e é um pequeno aparelho que é colocado nas costas e que vibra cada vez que a pessoa que o utiliza se descuida com a postura. Provavelmente, é bom para ter por perto da secretária, evitando assim as tantas horas de má postura das pessoas que trabalham ou estudam sentadas. Quantas vezes damos por nós cheios de dores nas costas devido a uma postura incorreta? Será que resulta? Uma pequena vibração pode lembrar que as "costinhas" devem estar direitas...

 

O segundo é o Kardia Mobile, um pequeno aparelho que se liga ao smartphone e que em 30 segundos realiza um eletrocardiograma, que pode ser enviado ao médico de imediato. Dizem que é bastante preciso e que pode ser bastante útil para quem sofre de problemas de coração. Quem o tem, convém não exagerar e não estar constantemente a fazer eletrocardiogramas e enviar ao médico. Às vezes, estas novas tecnologias podem tornar-se exageradas...

 

Enfim, hoje queria só deixar-vos com estas duas curiosidades. Bom feriado!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:39

Deficiência de Selénio em Portugal

por dicasdefarmaceutica, em 06.06.17

image_2017-06-06_18-07-21.jpeg

No passado mês de fevereiro, falei AQUI do elemento selénio e da sua necessidade como suplemento alimentar.

No dia 25 de maio, a Pharma Nord organizou em Lisboa, uma sessão de esclarecimento sobre este assunto. O evento teve como convidados Catarina Galinha, engenheira bióloga e investigadora do Instituto Superior Técnico de Lisboa, e Miguel Baião, Médico especialista em Medicina Geral e Familiar, Medicina Integrativa e Ortomolecular. Contou com uma audiência de quase 200 convidados, entre farmacêuticos, nutricionistas, médicos, enfermeiros e jornalistas.

Um estudo recente, realizado pela investigadora Catarina Galinha, analisou amostras de solo e trigo provenientes de vários terrenos agrícolas de norte a sul do país, procurando entender as causas para haver níveis tão baixos de selénio nos alimentos e no sangue. A conclusão foi de que o trigo cultivado em solo português, bem como os vegetais e frutos, é muito pobre em selénio.

Portugal não é caso único. Estima-se que cerca de 20% da população europeia não obtenha a quantidade recomendada de selénio.

Os solos europeus apresentam níveis muito inferiores de selénio, quando comparados com outras regiões, como os Estados Unidos, Canadá ou Japão. Para terem uma ideia da dimensão desta realidade, os estudos mostram que o trigo que é importado do Canadá ou dos EUA, contém 50 vezes mais selénio do que aquele que é produzido nos solos portugueses.

A agravar estes números, nas últimas décadas, o consumo de selénio pela população europeia tem vindo a diminuir consideravelmente devido, essencialmente, à baixa ingestão de cereais integrais e ao aumento do consumo de trigo produzido nos solos empobrecidos da Europa.

Mais uma vez, falamos aqui da importância da alimentação na nossa qualidade de vida. Na realidade, se tivermos uma alimentação equilibrada, a nossa qualidade de vida será melhorada, mas por vezes não chega. A qualidade dos nossos solos e daquilo que comemos também vai comprometendo a nossa saúde e é aqui que os suplementos podem dar a sua ajuda.

Contudo, já sabe, não tome suplementos alimentares sem falar como o seu médico ou farmacêutico! Já sabe também que eles nunca substituem uma alimentação variada e de qualidade!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:06

"Farmácia" a transportar para uma viagem em segurança

por dicasdefarmaceutica, em 04.06.17

 

image_2017-04-13_11-06-54.jpeg

Estamos em Junho, saiu mais uma revista "Inominável" e com este número mais um artigo de "Dicas de Farmacêutica" que partilho aqui convosco. Aconselho-vos a dar uma olhadela nos restantes artigos da revista, pois vai valer a pena!

 

Já cheira a férias, por isso este artigo pretende ser uma ajuda para todos aqueles que estão quase a fazer as malas e a partir para mais uma aventura merecida, após um ano de trabalho.

Para a mala de viagem estar completa, não podem faltar os medicamentos pois, nunca se sabe o que pode acontecer, e esta medida pode prevenir muitos dissabores, que poderiam estragar esses dias tão esperados. Nalguns países, as farmácias são escassas, os medicamentos são outros e os cuidados básicos de saúde quase não existem, por isso, mais vale prevenir.

Vamos então às "listas da saúde" a transportar na mala de viagem.

 

Lista de Medicamentos:

- Analgésicos (para as dores) e antipiréticos (para a febre)

- Antigripal

- Gotas descongestionantes para o nariz (também vão dar jeito se a viagem for de avião)

- Medicamento para a diarreia

- Medicamento para a prisão de ventre

- Normalizador da flora intestinal

- Sais de re-hidratação oral

- Anti-histamínico (para as alergias)

- Pomada com antibiótico

- Pomada anti-fúngica

- Antiácidos (para a azia e indigestão)

- Antiespasmódico (para dor e desconforto abdominal)

- Comprimidos para o enjoo

- Antibiótico de largo espectro (pedir receita e aconselhar-se com o médico).

 

Outros:

- Repelente de insectos

- Protetor solar

- Pensos rápidos

- Solução desinfetante (pode ser em toalhetes)

- Ligadura elástica autoaderente

- Tampões para os ouvidos

- Preservativos

 

Além destas listas, deverão sempre incluir toda a medicação crónica para o período da viagem, seja ela de uma semana, um mês ou seis meses, pois os medicamentos diferem de país para país e o acesso aos mesmos também não é sempre o mesmo. Devem levar fotocópias das receitas médicas e/ou comprovativos médicos de todos os tratamentos que estão a fazer (com o nome completo do utente, nome genérico do medicamento, dosagens, preferencialmente escrito em inglês). Isto é uma regra crucial em muitos países, onde a entrada com alguns medicamentos pode ser dificultada.

 

Se necessita de transportar medicamentos injetáveis, como no caso de pessoas com diabetes que aplicam insulina, acondicione as agulhas em embalagens lacradas que deverão ser apresentadas à segurança do embarque juntamente com a receita, já que não são permitidos objetos perfuro-cortantes a bordo.

Não se esqueça que, na bagagem de mão (se a viagem for de avião) para transportar líquidos, o limite da embalagem é 100 ml.

Se utiliza algum medicamento que precisa ser conservado no frigorífico, deve solicitar previamente o apoio da companhia de aviação, já que não é permitido entrar no avião com gelo.

 

Muito importante também é verificarem quais as vacinas obrigatórias e as aconselhadas para cada país. Neste campo, acho importante e aconselho sempre uma ida à consulta do viajante. Paga-se, mas vem-se de lá com a certeza que se fez tudo certinho para partir em segurança.

 

Se fizer férias próximo de casa, o principal mesmo é não se esquecer dos cuidados a ter  com o sol e com as altas temperaturas. Aqui ficam algumas dicas importantes para este verão:

- Aumentar a ingestão de água. A hidratação é um cuidado básico durante todo o ano, mas com altas temperaturas, não pode mesmo ser esquecido.

- Nos períodos de maior calor, procurar permanecer em ambientes frescos e evitar atividades que envolvam maior esforço físico.

- Evitar a exposição direta ao sol entre as 11 e as 17 horas.

- Fora de casa, utilizar roupa que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas, óculos com proteção contra radiação UVA e UVB e protetor solar com SPF igual ou superior a 30. Em praias e piscinas, renovar a aplicação de protetor solar de 2 em 2 horas e após os banhos.

Lembre-se que o sol brilha em todos os lugares, não apenas na praia. Proteja-se!

 

Boas férias e boas viagens! 

 

image_2017-04-13_11-07-42.jpeg

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:06

Dia da Criança - "Começar Saudável, Viver Saudável"

por dicasdefarmaceutica, em 01.06.17

image_2017-06-01_11-12-25.jpeg

A Nestlé lançou recentemente o programa “Começar Saudável, Viver Saudável”, destinado a todos os pais e futuros pais.

Aspectos como a importância de uma boa alimentação durante a gravidez, da amamentação e da diversificação alimentar do bebé são alguns exemplos daquilo que é abordado neste programa.

Neste Dia da Criança, deixo-vos este vídeo tão ilucidativo da importância que a toma de decisões acertadas desde bebé, tem numa vida futura de qualidade.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:00

31 factos sobre Lúpus

por dicasdefarmaceutica, em 01.06.17

image_2017-05-31_22-10-00.jpeg

 

Durante os 31 dias do mês de Maio, a Associação de Doentes com Lúpus, colocou na sua página de Facebook, um post por dia sobre a doença.

Achei esta iniciativa muito interessante, porque nos dá uma visão muito realista do que é o Lúpus. O resultado está aqui, compilado e partilhado. Parabéns pela iniciativa!

 

image_2017-05-31_21-42-26.jpeg

image_2017-05-31_21-42-29.jpeg

image_2017-05-31_21-43-43.jpeg

image_2017-05-31_21-43-45.jpeg

image_2017-05-31_21-53-56.jpeg

image_2017-05-31_21-53-58.jpeg

image_2017-05-31_21-55-12.jpeg

image_2017-05-31_21-55-14.jpeg

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 07:47

image_2017-05-31_07-39-48.jpeg

 Assinala-se hoje o Dia Mundial Sem Tabaco

"Fumar é a primeira causa evitável de doença e morte prematura nos países desenvolvidos". Apesar das campanhas e dos avisos constantes sobre os malefícios do tabaco, o consumo de tabaco continua a aumentar em Portugal, sobretudo entre as mulheres. 

 

Por esta razão, a Associação Respira (Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas) aproveita este dia para alertar para os malefícios do tabaco na saúde da mulher, nomeadamente no desenvolvimento de Doenças Cardiovasculares, vários tipos de Cancro e da Doença Pulmunar Obstrutiva Crónica (DPOC).

 

"A Associação alerta para alguns factos sobre os efeitos nocivos do tabaco na mulher, tais como:

- O tabagismo durante a gestação implica uma menor quantidade de nutrientes e oxigénio para o bebé, causando assim um maior risco de nascer com um peso inferior ao normal e ainda prematuridade;

- É recomendável que as mulheres parem de fumar, não apenas durante a gravidez, mas também durante a amamentação, pois este hábito prejudica a produção de leite materno;

- Têm um risco maior de desenvolver uma doença cardiovascular, incluindo a Doença Arterial Coronária (DAC) ou Acidente Vascular Cerebral Isquémico;

- O uso de contraceptivos orais juntamente com o hábito tabágico aumentam significativamente a possibilidade de desenvolver uma doença do foro cardíaco;

- Têm um risco acentuado de desenvolver DPOC, que inclui Bronquite Crónica e Enfisema Pulmonar;

- Existe uma maior probabilidade de desenvolver vários tipos de cancro, incluindo o cancro do pulmão, boca, faringe, esófago, laringe, rim e colo do útero."

 

A campanha do ano passado referia que "Fumar é ridículo" e é verdade. Sobretudo para os mais jovens, porquê começar? Não faz bem à nada; além de provocar doenças, "estraga" a pele, amarelece os dentes, é caro e é uma dependência (física e psíquica). Deixo-vos com este cartaz elucidativo dessa campanha (2016), pois a grande aposta tem mesmo que ser nas camadas mais jovens, homens e mulheres...

 

image_2017-05-31_17-04-13.jpeg

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:58

Dia Mundial do Chichi na Cama

por dicasdefarmaceutica, em 30.05.17

image_2017-05-30_07-50-36.jpeg

 

A enurese noturna diz respeito à perda involuntária de urina durante o sono. Este é um problema que preocupa muitos pais e muitas crianças, que sofrem muitas vezes em silêncio, com algo que pode ter solução. O objetivo destes dias em que se destacam determinadas patologias, é sobretudo para alertar para os sintomas e para as melhores soluções para os vários problemas. O assumir o problema e procurar ajuda especializada é fundamental.

 

Não são assim tão poucas as crianças a ter este problema: "7,4% das crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos sofrem de enurese noturna, quando a definição implica fazer chichi na cama, duas ou mais vezes por semana, ao longo do último mês. Numa definição mais ampla - ter urinado na cama no último mês - a ocorrência foi verificada em 43% das crianças. Este é um dos resultados de um estudo desenvolvido pela Associação Portuguesa do Sono (APS), com o apoio da Ferring Portuguesa, que é divulgado no âmbito do Dia Mundial do Chichi na Cama", que se assinala hoje.

                                        image_2017-05-30_07-51-15.jpeg

A enurese noturna tem impacto na auto estima, bem estar emocional e até no desempenho escolar da criança. Criticar nunca é a solução. Sobretudo a partir dos cinco anos, é fundamental procurar ajuda médica para encontrar a melhor solução para o problema. Quanto mais rápido agir, menores serão os impactos que a enurese noturna vai ter no dia a dia da criança.

Muitos pais acham que não há solução e que não vale a pena pedir ajuda, mas isso não é verdade e, muitas vezes, basta fazer algumas alterações no estilo de vida das crianças para melhorar esta condição clínica. Há casos mais complicados, em que se tem que recorrer a técnicas de tratamento mais especializadas e algumas vezes a tratamento farmacológico, apesar de ser sempre evitado quando se trata de crianças muito pequenas.

 

Sabe-se também que as crianças que urinam na cama dormem menos e tendem a ressonar. A qualidade do sono nas crianças é fundamental para o seu bom desenvolvimento. Este é mais um assunto de alerta para os pais, que não devem estranhar quando o médico os aconselha a ir a uma consulta de sono com os seus filhos. 

 

Não esquecer que cada criança tem o seu próprio ritmo. Há que confiar no desenvolvimento da criança, estimulá-la positivamente e ensiná-la. Nunca exigir.

Para os pais que querem saber mais sobre a enurese noturna, aconselho a visita ao site Chichi na cama.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:32

"Não é você. É a sua Tiroide."

por dicasdefarmaceutica, em 24.05.17

image_2017-05-24_09-36-32.jpeg

 

Decorre esta semana a Semana Internacional da Tiroide. O tema da campanha deste ano,"Não é você. É a sua tiroide"destaca as semelhanças que existem entre os sintomas dos distúrbios da Tiroide com os efeitos do estilo de vida acelerado dos nossos dias.

Esta campanha baseia-se nos resultados de um inquérito internacional, apoiado pela Merck, em colaboração com a Federação Internacional da Tiroide (TFI), que revela que muitas mulheres se culpam a si próprias, e às escolhas relativas ao seu estilo de vida, com sintomas como alterações de peso, irritabilidade, ansiedade, insónias e fadiga, não compreendendo que uma doença da tiroide pode ser a causa subjacente.

 

image_2017-05-24_09-38-38.png

 

Como podem ver, os sintomas são tão comuns, que muitas vezes são associados a escolhas relativas a estilos de vida e não a nenhuma doença em particular. Isto acontece porque as hormonas produzidas pela tiroide ajudam a regular múltiplas funções no organismo e o seu mau funcionamento pode originar sintomas muito diversos e que se confundem com outras alterações que, por uma razão ou por outra, vamos sentindo no nosso organismo.

 

Aos 60 anos de idade, 17% das mulheres e 8% dos homens sofrem de tiroide hipoativa.
Uma tiroide hiperativa é 10 vezes mais comum em mulheres do que em homens. É mais comum na faixa etária de 20-40 anos, sendo que pode ocorrer em qualquer idade.

Mais uma vez, e no que toca às hormonas, cá estamos nós, mulheres, a ser as mais vulneráveis.

 

Diagnóstico

É importante estar atento aos sintomas e procurar ajuda médica. Normalmente, além do diagnóstico clínico, o médico prescreve análises sanguíneas, através das quais se medem os níveis de hormonas tiroideias (T3, T4, TSH) na corrente sanguínea. Por vezes, são também prescritos outros exames complementares.

 

Tratamento

Quando o problema é Hipotiroidismo, o tratamento consiste, normalmente, na administração de hormonas, na forma de comprimidos.

Se se tratar de Hipertiroidismo, administram-se fármacos anti-tiroideus, iodo radioativo e recorre-se por vezes ao tratamento cirúrgico.

Seja qual for o problema, terá sempre que ser o médico a prescrever o tratamento. É muito importante manter a vigilância dos tratamentos e ajustar as doses, pelo que a visita ao médico periodicamente é fundamental. Muita gente com problemas da Tiroide descompensa porque acha que está medicado para toda a vida.

 

Prevenção

Infelizmente e quando falamos da Tiroide, a prevenção é muito relativa. Podemos evitar a exposição a radiações, ao tabaco e a algumas toxinas do meio ambiente, mas pode não ser suficiente.

Quando se fala de antecedentes familiares, só o diagnóstico precoce pode contribuir para o sucesso de um tratamento eficaz, daí a importância de estar atento e pensar sempre que pode "Não ser você. Ser a sua Tiroide".

image_2017-05-24_10-15-43.jpeg

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 11:29

"Casa da Esclerose Múltipla" no Centro Comercial Colombo

por dicasdefarmaceutica, em 23.05.17

image_2017-05-23_16-19-27.jpeg

Em Março já falei AQUI da "Casa da Esclerose Múltipla", quando esta foi apresentada no Porto, no Congresso da Esclerose Múltipla.

 

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que se realiza na última quarta feira de maio, a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) vai desenvolver uma iniciativa de sensibilização entre os dias 24 e 31 de maio, no Centro Colombo. Assim, no jardim deste centro, situado no 2º piso, todos os dias entre as 10h00 e as 00h00, vai ser possível visitar a “Casa da Esclerose Múltipla” e experienciar o impacto de sintomas desta doença nas tarefas mais simples do dia a dia.

 

Na “Casa da EM” são duas as divisões representadas e aquelas onde, normalmente, passamos mais tempo, a sala de estar e a cozinha. Na sala, a experiência de atravessar um tapete com barbatanas calçadas pretende sensibilizar para a dificuldade que estes doentes têm em levantar os pés e a falta de equilíbrio; na cozinha, sentir uma onda de calor ao abrir o frigorífico mostra como as pessoas que sofrem de EM reagem às alterações bruscas de temperatura. Ao afetar o sistema neurológico central, a EM origina uma multitude de perturbações físicas e sensoriais.

 

O tema para 2017 é "Life with MS". Nesta data, pretende-se "celebrar a solidariedade mundial e a esperança no futuro". Trata-se de uma doença que não é fácil perceber, pois é muito imprevisível. Algumas pessoas têm uma qualidade de vida razoável longos anos após o diagnóstico; outras há que sentem os "danos" da doença de uma forma muito incapacitante desde muito cedo.

A grande maioria dos casos de esclerose múltipla é diagnosticado entre os 25 e os 31 anos de idade, com duas vezes mais casos diagnosticados na população feminina. Os jovens adultos são o alvo desta doença.

 

 

Ainda no âmbito desta iniciativa, no dia 27 de maio, vai realizar-se uma sessão gratuita de cinema, também no Centro Colombo, para visionar o filme “100 Metros” que conta a história de um homem diagnosticado com EM e que mesmo assim, desafiando o prognóstico e as limitações impostas pela doença, conseguiu concluir o IronMan, uma das provas mais duras do planeta. Esta sessão realiza-se no sábado, pelas 19h00 e os bilhetes podem ser solicitados às promotoras junto da “Casa da EM”.

 

image_2017-05-23_15-57-40.jpeg

Lembrem-se que só conhecendo o "comportamento" destas doenças, podemos ajudar quem nos rodeia a ter uma vida melhor e a ter esperança no futuro! 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:24

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.


Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Julho 2017

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog