Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




14 de Novembro: Dia Mundial da Diabetes

por dicasdefarmaceutica, em 14.11.17

IMG_8975.JPG

 

No âmbito deste dia que se assinala hoje, vai ser relançado o portal “Diagnóstico Precoce Foco na Diabetes”. Este projeto pretende reforçar o papel ativo da pessoa com diabetes e seu cuidador na gestão da doença e aumentar a sua literacia em saúde.

 

"O objetivo global deste projeto digital é contribuir de forma ativa e responsável para a melhoria dos indicadores da Diabetes em Portugal, ao constituir um repositório de informação credível, científica e comprovada que permite prevenir, diagnosticar precocemente, gerir, tratar e descomplicar uma doença que afeta cerca de 13,3% da população portuguesa, com idade compreendida entre os 20 e os 79 anos (Observatório Nacional da Diabetes 2015)".

Todas as iniciativas à volta desta doença são muito importantes, dada a prevalência da Diabetes em Portugal, com a identificação de 168 novos casos todos os dias.

 

O portal disponibiliza um conjunto de dicas, recomendações, esclarecimentos e documentos que resulta no melhor conhecimento do que é a diabetes, a sua prevenção e tratamento que envolve melhor nutrição, mais atividade física e adesão à terapêutica.

 

O Questionários de Avaliação de Risco é o "ponto alto" deste portal, pois permite a identificação de grupos de risco, o diagnóstico precoce e uma maior consciencialização para a necessidade de consulta médica de despiste ou acompanhamento da pessoa pré-diabética.

 

IMG_8976.PNG

 

O que é ser pré-diabético?  

Uma pessoa é considerada de alto risco para progressão à diabetes (pré-diabético) quando apresenta alterações no metabolismo da glicose, isto é, níveis elevados de glicose de jejum ou hemoglobina glicosilada (HbA1c), além de tolerância diminuída à glicose. Segundo a ADA (American Diabetes Association), valores de glicemia de jejum entre 100 e 125 mg/dL, glicemia medida 2 horas após a ingestão de 75 gramas de glicose anidra entre 140 e 199 mg/dL e hemoglobina glicosilada entre 5,7 e 6,4%, aumentam significativamente o risco de progressão para diabetes, principalmente em pessoas obesas, sedentárias e com história familiar positiva.

É muito importante sabermos os nossos valores! Avaliarmos o risco, fazermos o diagnóstico precoce e apostarmos na prevenção, são as condições para nunca chegarmos a ser diabéticos. Não conseguimos "livrarmo-nos" da carga genética que nos acompanha, mas conseguimos adoptar estilos de vida saudáveis, de forma a prevenir doenças como esta, tão presente na nossa sociedade.

 

Por curiosidade e para conseguirem avaliar o vosso risco, visitem AQUI o portal "Diagnóstico Precoce Foco na Diabetes" e façam o questionário de avaliação de risco.

 

IMG_8974 (1).PNG

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:24

Imagens

Algumas das imagens presentes no blog são retiradas da Web. Na impossibilidade de as creditar corretamente agradeço que, caso alguns dos autores não autorize a sua publicação, entre em contato, para que as mesmas sejam retiradas de imediato.

Termo de responsabilidade

A informação contida neste blog não substitui o aconselhamento médico ou farmacêutico. O objetivo do blog, é informar sobre vários assuntos ligados à saúde em geral, e à farmácia em particular. Os vários temas são abordados de uma forma não exaustiva, acessível ao público em geral.



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Novembro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog